Está a decorrer, na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, em Vila do Bispo, a VI Edição do ciclo de música antiga «Sons Antigos a Sul». Trata-se de um projeto anual da Academia de Música de Lagos para promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, este ano subordinado ao tema «Ode a Maria» e contando com vários ensembles de craveira nacional e internacional.
«Musicalischer Parnassus», recital de cravo de José Carlos Araújo, é o espetáculo agendado para o dia 11 de agosto, pelas 17h. Apontado como um dos mais importantes intérpretes portugueses da atualidade, José Carlos Araújo tem desenvolvido o seu trabalho sobretudo em torno da música para tecla de autores ibéricos do período barroco e, muito particularmente, da obra de Carlos Seixas. Serão apresentadas obras de Fischer, Böhm, Froberger e Forqueray.
A iniciativa conta com o apoio da «Quinta do Barranco Longo» e integra o DiVaM, o programa de dinamização e valorização dos monumentos promovido anualmente pela Direção Regional de Cultura do Algarve. Este festival de música tem o Rótulo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, da European Festivals Association, apoiado pela União Europeia.