Ao último dia do 32.º Festival do Marisco de Olhão, o Jardim Pescador Olhanense foi pequeno para acolher a verdadeira multidão que ali acorreu para saborear os melhores marisco s e bivalves e assistir ao concerto de Seu Jorge. A edição deste ano ultrapassou a meta das 50 mil visitas, proposta pela organização. “Estamos muito satisfeitos com a forma como decorreu esta edição do Festival do Marisco. É com imenso prazer que, ano após ano, recebemos de braços abertos as dezenas de milhares de pessoas que nos visitam. Vamos agora recuperar energias e, brevemente, começar já a trabalhar na edição de 2018”, anunciou o presidente da Autarquia, António Miguel Pina, na derradeira noite do Festival.


O certame, uma iniciativa do Município de Olhão, organizada pela empresa municipal Fesnima, afirma-se após ano como o maior evento gastronómico a sul de Portugal: nesta edição, foram consumidas mais de 10 toneladas de mariscos e bivalves. Camarão, sapateira, amêijoas e ostras foram os mais procurados, cozinhados ao natural, ou em paella, arroz e açorda, como só os olhanenses sabem. No que diz respeito ao cartaz musical, a organização considera que as escolhas para este ano foram “apostas ganhas”, tendo em conta as enchentes verificadas ao longo dos seis dias do evento. Passaram pelo palco do Festival do Marisco Tony Carreira, Richie Campbell, D.A.M.A, Diogo Piçarra, Nelson Freitas e Seu Jorge. “A programação deste ano procurou ser o mais eclética possível, como, de resto, tentamos que seja todos os anos, de forma a agradar e atrair um número diversificado de públicos. Este ano, esse objetivo foi particularmente bem conseguido, e prova disso foram as enchentes verificadas do primeiro ao último dia”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina.


O Festival do Marisco de Olhão contou este ano com as visitas do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro das Finanças, Mário Centeno, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Outro dos pontos altos foi a passagem pelo certame do elenco da nova novela da SIC, Paixão, que vai para o ar já em setembro, e é rodada em vários pontos do Algarve, entre os quais Olhão. Projetar a Ria Formosa, a cidade e o concelho de Olhão e promover a sua economia e turismo são os objetivos sempre renovados da iniciativa da Câmara Municipal, organizada pela Fesnima.