«Viagem interior» de Telma Veríssimo patente na CCDR e IPDJ


A  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) e a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) acolhem, entre os dias 4 e 29 de agosto, a exposição «Viagem Interior», da fotógrafa Telma Veríssimo. O documentário fotográfico sobre desertificação e despovoamento no Algarve é promovido pela Associação Bons Ofícios e conta com o  alto patrocínio da Assembleia da República. «Viagem Interior» é composta por 67 painéis de fotografias  sendo que uma parte estará patente na galeria de exposições do IPDJ e a outra parte na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro.
A fuga para o litoral à procura de condições de vida melhores, o envelhecimento da população e o desaparecimento de serviços essenciais nas povoações mais pequenas são fenómenos difíceis de inverter. Assiste-se ao abandono da terra e à negligência das zonas florestais. O conhecimento ancestral e as tradições desaparecem. Cada um destes fatores conduz ao agravamento de outros, num ciclo de degradação cada vez maior. «Viagem Interior» propõe, assim, uma reflexão sobre as dificuldades presentes no Algarve menos conhecido.
Fotógrafa profissional desde 1993, Telma Veríssimo colaborou regularmente até 2006 com publicações regionais e nacionais tais como Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e Jornal Barlavento. Tem colaborado ao longo dos anos com diversas entidades regionais, tais como a Associação In Loco, municípios de Faro, Olhão e Castro Marim, Região de Turismo do Algarve, CCDR Algarve, Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve).
Entre 2016 e 2017 realizou o documentário fotográfico «Viagem Interior - Desertificação e Despovoamento no Algarve»,  que deu origem a uma exposição itinerante que tem passado por diversos locais, dos quais se destaca a Assembleia da República, entre 7 e 14 de junho de 2017. O projeto passará a livro brevemente. A Exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na galeria de exposições do IPDJ, na Rua da PSP, e na sala de exposições da CCDR Algarve, na Praça da Pontinha, de segunda a sexta das 9h às 17h. 

0 comentários:

Enviar um comentário