João Palma, natural de Loulé, alcançou um magnífico 3.º lugar no 42.º Prémio Internacional de Acordeão em Castelfidardo, cidade italiana onde começou a industrialização do acordeão e onde estão sediadas as principais fábricas deste instrumento. O jovem de 17 anos honrou Portugal, sendo o primeiro algarvio a alcançar o pódio na categoria Júnior Varieté (até 18 anos) neste prestigiado concurso que ainda se encontra a decorrer até domingo.
Entre nove jurados, quatro atribuíram o primeiro prémio ao jovem louletano. Contudo, a média das pontuações ditou que ficasse com o 3.º lugar, o que não deixa de ser prestigiante. João Palma estuda com o professor Nelson Conceição desde os oito anos e, na semana anterior, tinha acabado de obter um 5.º lugar na 70.ª Copa Mundial de Acordeão na mesma categoria, que se realizou em Osimo (Itália).
Para estas representações, as suas primeiras em concursos fora de Portugal, João Palma contou com o apoio da Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Município de Loulé, Direção Regional de Cultura do Algarve e Associação Mito Algarvio.