A Altimetria Associação Desportiva inaugurou a sua sede/escola, no dia 22 de setembro, no Parque Ribeirinho de Faro, uma zona de excelência com a Ria Formosa no horizonte e que oferece todas as condições para a dinamização das suas atividades, nomeadamente o BTT. A associação nasceu em outubro de 2011 e, desde então, tem organizado diversos passeios de bicicleta e formado dezenas de jovens, dos três aos 13 anos, que depois participam nas provas regionais e nacionais da chancela da Federação Portuguesa de Ciclismo. “Temos alguns atletas mais velhos a competir em maratonas (XCM), enquanto os mais novos andam no cross-country (XCO), a vertente olímpica do BTT e à qual a Federação tem dado maior enfoque”, referiu o presidente da Direção, Nuno Guerreiro.


A principal fonte de receitas da associação é o evento «24h Estádio do Algarve», que dá nome à equipa da Altimetria nos campeonatos regional e nacional, para além dos contributos, como é óbvio, dos cerca de 300 associados e dos pais dos alunos das escolinhas de BTT. Quanto à nova sede, Nuno Guerreiro garante ser a concretização de um sonho. “Não foi fácil encontrar um espaço que se adequasse às nossas necessidades, porque não pretendíamos uma sede com um café ou um bar onde as pessoas se limitassem a reunir. A vontade sempre foi ter uma sede/escola onde os miúdos pudessem aprender a andar de bicicleta, a que se somou um ginásio e uma loja de reparação de bicicletas”, frisou o dirigente.
O sonho concretizou-se através da cedência, por um período de 20 anos, deste terreno pela Câmara Municipal de Faro, com o edifício a surgir pela mão dos próprios membros da Altimetria e com a ajuda de apoios camarários ao associativismo. “Os custos rondaram sensivelmente os 30 mil euros, mas utilizamos materiais recicláveis, desde os contentores marítimos até à madeira de uma casa que existia aqui no local. Despesas com mão-de-obra especializada não houve, foi tudo feito graças ao conhecimento dos sócios, daí o investimento ter ficado mais em conta”, enaltece Nuno Guerreiro, acrescentando que os objetivos passam por continuar a desenvolver o BTT e o trail running, outra modalidade da Altimetria, para além de cativar mais associados e alunos. “Temos professores especializados e acho que fazemos um trabalho que muito satisfaz quem cá está”.


A cerimónia de inauguração da Sede/Escola da Altimetria contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, que confirmou que este equipamento começou a ser «pensado» ainda em 2015, mas houve que cumprir vários trâmites burocráticos antes da obra avançar para o terreno. “Foi preciso muita perseverança para se chegar a este magnífico resultado e tenho a certeza de que a associação vai alcançar os objetivos a que se propõe. As atividades que a Altimetria desenvolve com os mais jovens são fundamentais para a sua formação, mas este equipamento vai trazer também mais vida ao Parque Ribeirinho de Faro”, destacou o autarca.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina