A Câmara Municipal de Portimão decidiu equipar cada uma das Bibliotecas Escolares do município com 26 tablets, permitindo que alunos das escolas do 1.º ciclo possam, por exemplo, ler o livro digital «Portimão» integrado na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal. Esta boa novidade vem na sequência de um protocolo celebrado entre o Município de Portimão e o Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa e esta «biblioteca digital» visa apresentar uma coleção de livros interativos, escritos e editados especialmente para os alunos das escolas do 1.º ciclo.
Portimão passa, deste modo, a ter um livro digital do concelho que retrata um monumento, uma figura histórica, uma lenda e o brasão do concelho que pode ser consultado nos tablets das bibliotecas escolares, assim como, no futuro, em qualquer smartphone ou tablet com ligação à Google Play ou Apple. Na plataforma estão disponíveis 10 concelhos para consulta, nomeadamente Condeixa-a-Nova, Celourico de Basto, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Guarda, leiria, Lisboa, Lagoa e agora Portimão.


O Município de Portimão considera este projeto inovador no quadro das políticas de incentivo às aprendizagens, bem como à promoção da leitura em formato digital, garantida a partir das nove bibliotecas escolares do 1.º Ciclo. Este Livro Digital possibilita a aquisição de conteúdos multimédia sobre o património da cidade, destinados a cerca de dois mil e 100 alunos do 1.º ciclo das escolas de Portimão. A execução do projeto está a cargo do CITI - Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem como responsáveis os professores Isabel Alçada, Carlos Correia e Irene Tomé e tem a chancela do Plano Nacional de Leitura.
O livro tem associado um caderno onde os alunos podem tomar notas e fazerem exercícios. A apresentação disponibiliza textos, que também podem ser escutados, vídeos e animações 3D que valorizam e esclarecem as temáticas relativas ao concelho de Portimão, tais como o património que engloba a Igreja Matriz de Portimão (Igreja da Nossa Senhora da Conceição), a figura relevante da cidade - Manuel Teixeira Gomes, o Sétimo Presidente da República Portuguesa, a lenda sobre a cidade «Lenda da Pedra Mourinha» e o Brasão da cidade. O livro digital foi concebido para ser utilizado em contexto de sala de aula e em família, nos modos online e offline, de forma a promover o livre acesso a recursos educativos áudio-scripto-visuais adequados a crianças do 1º. Ciclo do ensino básico, centrados nas áreas temáticas do Património, da história, das lendas e do brasão do respetivo concelho.