No âmbito do programa de dinamização cultural do renovado Café Calcinha, a Câmara Municipal de Loulé promove, a 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, no espaço daquele que é um dos «Cafés Portugueses com História», um conjunto de workshops dirigidos aos turistas que se encontrem de visita à cidade, mas também ao público em geral, com o apoio dos parceiros locais do «Loulé Criativo». Pretende-se pôr os visitantes em contactos com algumas das tradições do Concelho e, em simultâneo, dar a conhecer um espaço emblemático da cidade que encerra muito da história e da cultura da cidade.
Entre as 9h30 e as 10h30, a proposta é criar um pequeno-almoço mediterrânico, com produtos frescos e locais, numa iniciativa que será coordenada por de Otília Eusébio. Dinamizada pela Casa da Empreita, das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30, os visitantes poderão participar no workshop de empreita onde irão aprender como trabalhar com a palma, um dos ofícios mais tradicionais no Concelho. A artista plástica Adérita junta-se a este programa para promover um workshop de pintura sensorial, entre as 16h e as 17h, enquanto que, na hora seguinte, haverá uma demonstração de bombons recheados com produtos do Algarve. Ainda na vertente da doçaria algarvia, os turistas poderão aprender igualmente a confecionar queijinhos de figo e estrelas de figo.
O fotógrafo Vítor Pina promove uma Batida Fotográfica que partirá do Café Calcinha, às 19h, e irá percorrer os principais pontos de interesse turístico da cidade. Para quem preferir, o «Loulé Criativo» propõe ainda a mostra de como amassar o pão, seguindo-se uma degustação de pão com compotas. Entre as 20h30 e as 21h30, os participantes da Batida Fotográfica serão brindados com um cocktail com produtos tradicionais. Neste dia, inaugura ainda no Posto de Turismo de Salir a Exposição «Dos primórdios do turismo até aos nossos dias – concelho de Loulé», que vai estar patente ao público até ao dia 31 dezembro.