A comunidade escolar de São Brás de Alportel está novamente em plena atividade com o arranque do ano letivo de 2017/2018 a 12 de setembro. Cerca de 240 funcionários, entre docentes e não docentes do concelho, retomam a sua rotina na educação e formação de mil e 500 crianças e jovens são-brasenses.
A Sessão de Abertura do Ano Letivo teve lugar no Museu do Traje de São Brás de Alportel e contou com a presença do Delegado Regional da Educação do Algarve, Francisco Marques, que destacou o empenho da direção do Agrupamento e do Município para ultrapassar os desafios que se colocam às escolas, de modo a garantir um início de aulas tranquilo, com todas as condições para um ensino de qualidade. O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, assegurou aos professores que este ano estão pela primeira vez no concelho que “vão encontrar aqui uma nova família”, deixando ainda uma mensagem de confiança no bom trabalho que nas escolas do concelho os educadores e professores desenvolvem para assegurar a construção de um futuro melhor.
Durante o período de pausa para férias escolares, foram realizadas diversas intervenções nas escolas do concelho, entre as quais a obra de renovação da cozinha da E.B. 2, 3 Poeta Bernardo de Passos e a remodelação das casas de banho da E.B. 1 de São Brás de Alportel. O investimento foi de 65 mil e 174,64 euros, adjudicado à empresa «J.G. Benedito Lda», que no caso da cozinha incluiu a substituição de revestimentos interiores, paredes e tetos e a colocação de uma nova estrutura («hotte»).
Para além das obras, destaque ainda para o investimento da autarquia na rede de transportes escolares, no Gabinete Municipal de Psicologia, nos refeitórios das escolas ou nas atividades complementares. Realce igualmente para a atribuição do «VALE Educação», que nesta edição incluiu os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Para apoiar as famílias com horários laborais incompatíveis com o horário letivo regular, o Município são-brasense faculta o prolongamento de atividade diária até às 18h30 nas escolas de 1.º ciclo, serviço que é comparticipado pelas famílias de acordo com as respetivas condições económicas.
O programa das atividades de enriquecimento curricular (AEC) para alunos do 1.º ciclo é dinamizado em parceria pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação de Solidariedade e Apoio à Família «Ensinar a Sorrir». A Componente de Apoio à Família (CAF) no primeiro ciclo regressa com atividades lúdicas e apoio aos trabalhos de casa, envolvendo a Associação «Ensinar a Sorrir», o Agrupamento de Escolas e o Município. Para os alunos do pré-escolar, a autarquia organiza as Atividades de Animação e Apoio à Família que consistem em atividade física e desportiva e educação musical.