Jorge Botelho tomou posse, no dia 17 de outubro, para novo mandato à frente da Câmara Municipal de Tavira, depois de uma expressiva vitória do PS nas urnas nas Eleições Legislativas de 1 de outubro. Um resultado que, na ótica do autarca, atesta “a vontade dos tavirenses na continuidade do trabalho que tem vindo com sucesso e reconhecimento a ser concretizado em Tavira nos últimos oito anos e que esse trabalho deve ser feito com Todos e para Todos”“O trabalho de manter as finanças municipais em dia e pagamentos a fornecedores a tempo e horas, de diminuição e/ou sustentabilidade dos passivos financeiros, de concretização de obras públicas, tanto ao nível de requalificação da rede viária como de reabilitação dos equipamentos municipais, de forte aposta na educação e apoios sociais, de apoio à cultura e às práticas desportivas, de promoção turística, visibilidade externa e de atratividade para o investimento nos vários setores de atividade económica, gerador de empregos e de sustentabilidade social e do nosso território”, afirmou Jorge Botelho.
De acordo com o reeleito presidente, Tavira está melhor, mais reabilitada, com mais emprego e atividade económica, com mais turismo e dinâmica empresarial. “Estamos justificadamente associados ao turismo de qualidade, onde a preservação do património histórico e arquitetónico é uma realidade visível em cada recanto dos centros urbanos, onde a promoção e divulgação da cultura são uma constante, onde o ambiente, as praias, o lazer e a gastronomia são de excelência”, enalteceu durante o seu discurso. 
Jorge Botelho lembrou que, conforme anunciado pelo Governo, nos próximos quatro anos a descentralização administrativa de competências e de fundos financeiros para a administração local será substancialmente reforçada, “o que acarreta uma maior responsabilidade para as autarquias e para a AMAL no desempenho de novas competências em áreas como a social, educação, saúde, cultura, proteção civil e mobilidade”. “Do mesmo modo, será também uma realidade incontornável o reforço do trabalho articulado entre municípios entre si e em parceria com a AMAL para a concretização e execução de planos e investimentos, com/ou sem recurso a fundos europeus. Estou confiante e tenho a certeza que saberemos estar à altura do desafio que nos será colocado”.
À entrada no seu último mandato à frente dos destinos de Tavira, Jorge Botelho reconhece que as propostas apresentadas pela sua equipa no programa eleitoral são ambiciosas, casos da concretização da obra de reabilitação do Cine-Teatro António Pinheiro, cujo concurso está lançado e em fase de apreciação de propostas, com financiamento comunitário aprovado e cujo arranque de obra se perspetiva para o início de 2018. “Mas a reabilitação deste espaço não esgota aquilo que queremos realizar para que a oferta cultural de Tavira tenha cada vez mais condições. A reabilitação do espaço cedido à «Armação do Artista», a criação de um novo auditório e espaços para artistas e jovens criativos, reabilitando património existente, bem como a requalificação do Jardim do Coreto, da Alagoa e Rua Marcelino Franco, todos no centro histórico da cidade, serão uma realidade neste mandato”, garantiu.
As questões da mobilidade e estacionamento gratuito em Tavira e nas freguesias terão também uma atenção especial da parte do executivo liderado por Jorge Botelho. “A nova ponte sobre o Rio Gilão também verá a luz do dia, promovendo o desenvolvimento harmonioso das duas margens do Rio em temos de dinâmica comercial e habitacional. E estamos já a trabalhar para que projetos de náutica de recreio sejam uma realidade em Tavira, Cabanas e Santa Luzia, para a concretização de estrutura portuária para os barcos de pesca em Tavira e para que os cais de embarque de acesso às ilhas sejam todos requalificados e acessíveis”, afirmou o socialista, acrescentando que haverá, também, um significativo investimento na rede viária do concelho “Queremos proporcionar condições de investimento, na cidade, barrocal e serra, fomentando o aparecimento de propostas de negócio, que criem empregos e respostas às necessidades dos investidores, tanto dos setores mais tradicionais como dos setores turísticos, associados ao ambiente e à qualidade de vida, aos passeios de bicicleta ou aos caminhantes, apreciadores de uma paisagem mediterrânica”.
Os equipamentos desportivos e municipais também continuarão a ser requalificados e, em 2018, avançará o processo de requalificação total das piscinas municipais e os planos para a concretização do complexo desportivo municipal, que incluirá campo de futebol e pista de atletismo. “E iremos apoiar as famílias, seja na continuidade ou melhoria nos apoios sociais a quem mais precisa e ao processo educativo dos nossos jovens, com material escolar, livros, fichas de estudo, transportes, bolsas de estudo, atividades de férias ativas; seja na reabilitação e pinturas de todos os blocos de habitação social municipais; seja na reabilitação dos bairros e zonas habitacionais, implementando uma nova rede de parques infantis e de lazer para os jovens e idosos, concretizando as medidas previstas na carta educativa, plano de desenvolvimento social e estratégia jovem aprovados no mandato anterior”, afiançou Jorge Botelho.
A criação e a promoção cultural continuarão a ser apoiadas e incentivadas, as iniciativas culturais e de lazer continuarão a acontecer em todo o território, será dado destaque a Álvaro de Campos e irão ser comemorados os 500 anos da cidade de Tavira em 2020, adiantou ainda o autarca, realçando o grande contributo dos Presidentes de Junta de Freguesia e as suas equipas, “como pessoas que se dedicam ao bem comum e ao trabalho em prol das respetivas comunidades”.