A Infralobo - Empresa de infraestruturas de Vale do Lobo, E.M., gestora de 22 hectares de espaços públicos verdes em Vale do Lobo e urbanizações adjacentes ao resort, poupou em 2020 cerca de 27 por cento nos consumos de água necessários para a rega periódica desses mesmos espaços verdes, o que representou custos inferiores na aquisição de água na ordem dos 60 mil euros. O projeto encontra-se enquadrado na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas no sentido da nova Estratégia Municipal de Ação Climática e engloba medidas com vista a uma maior eficiência hídrica.

O projeto SMART IRRIGATION SYSTEM, consiste num sistema inteligente de automatização da rega de espaços verdes implementado em 2019 e associado a uma estação meteorológica que torna possível a programação e o controlo remoto dos dispositivos de rega, a partir de uma sala de controlo/monitorização, contribuindo para combater o desperdício de água, poupar energia e reduzir custos. Ao monitorizar indicadores como a pluviosidade ou a humidade do solo, o sistema permite ativar ou desativar automaticamente os mecanismos de rega consoante as condições climatéricas e a necessidade real de água. Aquando da apresentação, a Infralobo estimava alcançar uma poupança entre 20 a 40 por cento nos custos da água para a rega de espaços verdes, objetivo agora alcançado.

A Infralobo investiu cerca 60 mil euros (comparticipados em 80 por cento pelo CRESC Algarve 2020 na verba de 48 mil euros) nesta ferramenta e que incluiu a instalação de medidores, de sensores mapeados por georreferenciação e de uma central meteorológica. O objetivo da empresa é continuar a alargar a utilização desta ferramenta e beneficiar os residentes, através da disponibilização de uma aplicação com informações baseadas na central meteorológica e que os ajudará a reduzir o seu próprio consumo de água.