Sob o tema «Lugares de Memória», lançado pelo ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Loulé associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014 (18 de abril), com a realização de um conjunto de atividades dirigidas ao público em geral, que acontecem de 12 a 20 de abril.
Assim, no dia 12, pelas 15h, terá lugar a iniciativa «Uma Viagem por Loulé Medieval», uma visita guiada ao Centro Histórico de Loulé, pela arqueóloga da Autarquia, Isabel Luzia, tendo como ponto de partida a Alcaidaria do Castelo. No dia 18, está prevista a atividade para famílias «À Descoberta da Muralha Medieval de Loulé», um percurso de descoberta da história de Loulé.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS, a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
 A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal promove em Portugal o tema «Lugares de Memória», dentro do espírito de que na multiplicidade de funções, idades ou lugares, o Património guarda em essência uma natureza evocativa e de celebração. Reencontrar os valores e as memórias no manancial da história do património é o mote essencial para as atividades a organizar neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que incluirão, naturalmente, também todas as habituais ações de sensibilização para o património.