O segundo Festival de Caminhadas do Algarve chega ao Ameixial, em plena Serra do Caldeirão, nos dias 25, 26 e 27 de abril. Serão três dias de percursos pedestres temáticos, corridas de montanha, workshops, animação, música, gastronomia, conversas, descoberta e convívio.
Mesmo situado no limite norte do Algarve, na fronteira com o Alentejo, em plena Serra do Caldeirão, o Ameixial merece uma visita atenta para conhecer de perto alguns valores raros do património natural e cultural da região, como a misteriosa «escrita do Sudoeste», aquela que é a primeira manifestação de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa. Os poucos vestígios desta escrita, cerca de cem, encontram-se concentrados na serra do Algarve e aparecem em estelas, ou seja, blocos de pedra fixados no solo, onde o texto era gravado e escrito em arco, de baixo para cima e da direita para a esquerda. Algumas destas estelas foram encontradas precisamente na paisagem que se vai percorrer pelo Ameixial.
No primeiro dia do Festival, 25 de abril, à tarde, depois das boas-vindas decorrerá uma caminhada de apresentação e um workshop de construção de bastões de caminhada pelo «Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais» e a visita à exposição «Quem nos escreve desde a Serra». À noite, haverá um jantar convívio e uma Caminhada de Orientação e Trail Running (corrida de montanha).
No sábado, 26 de abril, a oferta de percursos é variada: uma Caminhada Arqueológica, uma Caminhada de Interpretação do Património Construído, uma Caminhada de Observação e Identificação de Aves e uma Caminhada de Ilustração. Para as famílias está previsto um Workshop de «Escavação Arqueológica». Durante a tarde, os praticantes de caminhadas terão a oportunidade de frequentar Workshops de «Vestuário para caminhadas», «Bastões e outros acessórios de caminhadas» e «Interpretação de mapas». Ao final do dia realiza-se uma Tertúlia sobre o tema «Caminhadas no Algarve: conversa com caminhantes da região», com vários convidados, ao qual se segue um jantar convívio e um baile dançante.
No último dia, 27 de abril, haverá uma Caminhada Fotográfica, uma Caminhada de Observação de Aves, uma Caminhada de Ilustração e um Traill Running Ameixial com duas provas. De manhã, decorre também um Peddy Paper familiar sobre a escrita do Sudoeste e, à tarde, realizam-se Workshops técnicos «Alimentação adequada para caminhantes» e «Relaxamento Muscular pós caminhadas». O evento termina com um lanche serrano e projeção de imagens. O Festival inclui ainda espaços de dormida, zona de campismo, área para estacionamento de autocaravanas, menus fixos para caminhantes, momentos de lazer e animação. O promotor desta iniciativa é a Câmara Municipal de Loulé, a organização está a cargo da ProActiveTur, Lda e do Projeto Estela, e conta com o apoio da Junta de Freguesia do Ameixial, do Projecto TASA, do Projeto Querença, do Clube Ameixialense e da Direção-Geral do Património Cultural.