O Mercado Municipal da Avenida, em Lagos, vai encerrar portas a partir de dia 24 de março para que se dê início aos trabalhos a promover no pavimento daquele equipamento. Ao longo de duas semanas, está prevista a aplicação de um tratamento no pavimento do rés-do-chão do Mercado da Avenida, bem como nas faixas dos degraus da escadaria de acesso aos pisos superiores. Visa esta intervenção conferir ao pavimento uma maior aderência e características antiderrapantes e a reabertura está prevista para o dia 7 de abril.
Edifício construído em 1924, este Mercado Municipal fica situado em plena Avenida dos Descobrimentos e partilha com o Centro Ciência Viva uma magnífica panorâmica sobre o plano de água da Doca Pesca, a Avenida e a Baía de Lagos. Em 2004, reabriu as portas ao público depois de ter sido alvo de obras de renovação e ampliação, onde foram igualmente integrados um painel de azulejos do artista Xana e um outro painel evocativo da poetisa Sofia de Mello Breyner Andresen.
Após um investimento de cerca de três milhões de euros, Lagos ganhou um mercado moderno e funcional, respeitando ao mesmo tempo o seu passado e traça. Pretendeu-se, na altura, que o Mercado da Avenida fosse um ponto de encontro e convívio, contribuindo para a animação do Centro Histórico e para o reforço da qualidade de vida dos seus moradores.