O Município de Portimão comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se assinala a 1 de outubro, com uma série de iniciativas que se prolongam até dia 13, envolvendo as instituições de acolhimento sénior do concelho, num convite à participação dos idosos. A programação arranca no dia 1 de outubro, às 10h30, com a inauguração da exposição «Viver Sénior em Portimão», patente na Casa Manuel Teixeira Gomes até 10 de outubro e composta por trabalhos realizados pelos idosos do Centro Comunitário de Alvor – Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º Dezembro, Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Centro de Convívio Sénior de Portimão, Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras, Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, Santa Casa da Misericórdia de Alvor e Santa Casa da Misericórdia de Portimão. Na ocasião também será apresentado o vídeo «Retratos de Vida», promovido por Pedro Encarnação, a que se segue atuação da Tuna Sénior do Centro de Convívio Sénior de Alvor.
No dia seguinte, o workshop «Estratégias para a promoção de um envelhecimento ativo» pretenderá dar a conhecer algumas estratégias para que as pessoas se sintam mais bem-dispostas e enfrentem as adversidades, desenvolvendo maior capacidade de diálogo, numa ação dirigida por Andreia Conceição e que decorrerá no Centro de Convívio Sénior de Portimão entre as 15h e as 16h, por iniciativa do Serviço de Aconselhamento Psicológico para Estudantes do ISMAT. Sob o mote «Alegria sem idade», está agendada uma matiné dançante para o dia 3 de outubro, entre as 15h e as 18h, no Centro de Convívio Sénior de Portimão, com a participação especial do acordeonista Silvestre e do concertista Virgílio Costa. No dia 9 de outubro, das 15h às 17h, a Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º Dezembro organizará uma matiné dançante no Centro Comunitário de Alvor.
No dia 6 de outubro, terá lugar uma aula de yoga sénior na sede da Associação de Reformados do Pontal e Não Só, a partir das 10h30, orientada por Patrícia Carolino, realizando-se no dia seguinte uma mega aula de ginástica no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, entre as 10h30 e as 12h, numa iniciativa do Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande e onde participarão várias instituições de acolhimento sénior do município. Integrada no programa Exercício e Saúde, está marcada para 8 de outubro, das 10h às 11h30, uma aula de ginástica, demonstração de marcha e corrida sénior, tendo sido estabelecido como ponto de encontro desta ação a antiga Lota de Portimão.
O Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras recebe no dia 10 de outubro, a partir das 14h30, uma aula de dança com a professora Sylvie. As comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa encerram a 13 de outubro com mais uma Conversa Sénior, que integra um ciclo de encontros informais sobre temáticas de manifesto interesse para a terceira idade, sendo neste dia abordado o tema «Medicinas Naturais – Acupunctura». O encontro decorrerá entre as 15h e as 16h30 no Centro de Convívio Sénior de Portimão e contará com as participações de Vítor Varela Martins, delegado regional para o Algarve e Baixo Alentejo do Conselho Federativo dos Colégios dos Profissionais da Medicina Tradicional, licenciado em Medicina Chinesa e mestre em Acupuntura Clinica, e por Sandra Oliveira, doutoranda em Medicina Chinesa e mestre em Medicina Natural e Psicologia Clinica.