Operacionais do Corpo de Bombeiros de Portimão concluíram, no dia 18 de dezembro, no Aeródromo de Cascais, a formação especializada no combate a incêndios em aeronaves. Considerando a realidade do concelho de Portimão em matéria de atividade aeronáutica, nomeadamente face às infraestruturas existentes, o Aeródromo Municipal e o Heliporto do Hospital, foi preconizado com o apoio da Câmara Municipal de Portimão a realização de uma formação especializada com vista a incrementar o nível de conhecimentos dos Bombeiros do concelho em eventuais acidentes aéreos.
A formação em apreço, que decorreu nos Aeródromos de Portimão e Cascais, abordou temáticas essenciais para a abordagem a um sinistro desta natureza, tais como a utilização de veículos e equipamentos de intervenção em combate, salvamento e desencarceramento em ambiente aeronáutico, alinhando os procedimentos de intervenção aos perigos que as aeronaves apresentam. Os Bombeiros agora qualificados ficaram ainda familiarizados com a doutrina instituída internacionalmente na comunidade aeronáutica, sobretudo os procedimentos de emergência que resultam da regulamentação aplicável a esta área funcional, bem como as principais definições, vocábulos e expressões da aeronáutica geral, aeródromos e navegação.
Serão aferidas num exercício à escala real agendado para o próximo dia 22 de dezembro pelas 14h, os procedimentos e a capacidade interna do Aeródromo para responder a situações de emergência, bem como a interação com meios de socorro externo. A validação do Plano de Emergência Interno (PEI) é uma das exigências do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para a passagem para a categoria 5 daquela infraestrutura com a consequente implementação do Serviço Básico de Salvamento e Luta Contra Incêndios (SBSLCI), condição essencial para a operacionalização da carreira aérea de transporte de passageiros Bragança/Vila Real/Viseu/Cascais/Portimão, prevista para o próximo ano.