Promovida pela Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), foi inaugurada no Castelo de Silves a exposição «No Caminho do Lince-Ibérico», numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (SEOTCN), Miguel de Castro Neto. O governante destacou a importância deste tipo de iniciativas no desenvolvimento sustentável das regiões e o seu importante contributo para a economia local, assim como para o turismo e promoção da conservação da natureza e da biodiversidade.
A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, começou por apresentar a promoção do património e o desenvolvimento da atividade cultural e cientifica como um dos eixos estratégicos da intervenção do atual executivo camarário. Prosseguiu evidenciando as características do concelho do Silves, que apresenta condições singulares para a exequibilidade e sucesso da rota turística e pedagógica «No caminho do lince-ibérico», que integra quer a exposição agora inaugurada, quer, num futuro próximo, o Centro Interpretativo do Lince-Ibérico, a implementar na encosta Norte do Castelo de Silves. Terminou destacando a importância que estes dois projetos têm na promoção do património natural, cultural e cientifico do concelho e na dinamização da imagem cultural e turística do concelho de Silves, associando-o à marca «lince».
A cerimónia contemplou igualmente o ato de adesão da Águas do Algarve, da Associação Portuguesa de Cortiça, da Associação de Defesa do Património de Mértola e da Altri SGPS, SA, como novos membros da Associação Iberlinx. A visita do Secretário de Estado terminou com a inauguração do miradouro de vale Fuzeiros, ponto de visitação do Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico (CNRLI), local onde é possível observar o CNRLI e se poderá tomar contacto com informação útil sobre o plano de ação para a conservação do lince-ibérico em Portugal.
A exposição pretende trazer ao conhecimento público as características e as razões que fazem do lince ibérico a espécie de felino mais ameaçada do planeta. A mostra apresenta uma perspetiva histórica da ocorrência deste animal na Península Ibérica, o seu recente desaparecimento do território português e os esforços que têm vindo a ser realizados para a sua reintrodução em meio natural, e que agora se concretizam, com a libertação prevista para o mesmo dia na região do Parque Natural do Vale do Guadiana. A exposição procura ainda dar a conhecer as particularidades morfológicas e comportamentais dos linces, as ameaças, os seus habitats e presas preferenciais e evidenciar a importância desta espécie no equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre.
Esta iniciativa integra, no entanto, um projeto mais vasto, que incluiu a inauguração do primeiro troço da rota temática «Na Rota do Lince Ibérico», que conduz o visitante, a partir de Silves, para as cercanias da barragem do Funcho, onde foi inaugurado o «Miradouro do Lince». Este conjunto de eventos é resultado de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Silves, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Águas do Algarve.