Umayyad ou «Rota Omíada» é o nome do percurso turístico que junta sete países ligados ao Mediterrâneo – Itália, Tunísia, Egito, Jordânia, Líbano, Espanha (Andaluzia) e Portugal (Algarve) – e um património comum a todos eles: a herança dos omíadas. Os turistas atraídos pela oferta cultural e de natureza vão ter assim mais motivos para viajar em 2015, ano em que este projeto cofinanciado pela União Europeia ficará concluído.  
E o que poderão ver os visitantes quando atravessarem a rota internacional? Mesquitas, palácios, fachadas de edifícios, pormenores arquitetónicos como cúpulas e monumentos que ajudarão a explicar quem foram os omíadas, através da pegada patrimonial por eles deixada. Na região algarvia, onde terão governado de 711 a 1031, a rota abrange 11 municípios, num total de 36 localidades. Entre o conjunto de 15 bens inventariados no Algarve estão por exemplo os jogos de tabuleiro omíadas do núcleo de arqueologia do castelo de Alcoutim, o castelo velho desse município e o pano de muralha no castelo de Silves. “A representação portuguesa no projeto Umayyad é assegurada pelo Algarve, em particular através da intervenção conjunta da Região de Turismo do Algarve [RTA] e da Direção Regional de Cultura, que lideram o grupo de suporte local que ajudará a implementar o itinerário na região. Estamos empenhados por acreditarmos que ele será um excelente pretexto para chamarmos mais turistas para o Algarve, que passará a estar ligado aos restantes seis países que integram a rota, o que é ótimo para aumentar a visibilidade do destino”, afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.
O projeto arrancou em 2013 e entra agora na sua fase final, com a sinalização no terreno, o desenvolvimento de materiais de apoio à rota, o carregamento de conteúdos no sítio oficial e a promoção além-fronteiras do itinerário. Tudo para que até ao fim de 2015 já seja possível pôr os pés na primeira rota omíada do mundo. “A Umayyad desempenhará ainda um papel importante na diversificação da oferta turística e na atenuação da sazonalidade do turismo no Algarve e no mediterrâneo”, considera Desidério Silva. A Rota Omíada é liderada pela fundação «El Legado Andalusí» e financiada pelo programa European Neighborhood and Partnership Instrument (ENPI), no âmbito da Cross-Border Cooperation in the Mediterranean.