O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e Vasco Marreiros, presidente da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur (ADPHAA) assinaram, no dia 26 de janeiro, um Protocolo de Cooperação para a Investigação e Valorização Histórico-Arqueológica e Cultural entre as duas entidades, num ato que contou igualmente com a presença de José Marreiros, vice-presidente da ADPHAA. O protocolo visa formalizar uma relação que na prática e efetivamente tem vindo a unir as duas instituições e os seus técnicos numa frutuosa colaboração em torno da investigação histórico-arqueológica do território sudoeste, com resultados públicos e de verdadeiro alcance social.
De referir, como exemplos concretos desta colaboração, a troca de informação bibliográfica, o empréstimo de materiais expositivos para a exposição «A escola dos nossos pais», que teve lugar no Arquivo Municipal de Vila do Bispo em 2014, a produção de um artigo sobre o Forte de Nossa Senhora da Encarnação (Carrapateira), da autoria do técnico municipal Artur de Jesus, publicado no n.º 6 da revista «Al-Rihana», bem como a  entrega de materiais arqueológicos à guarda da ADPHAA mas provenientes do concelho de Vila do Bispo. Recorde-se ainda que a ADPHAA entregou recentemente à Câmara Municipal quatro peças cerâmicas datadas do séc. XVII, recolhidas em redes de pesca ao largo do Cabo de São Vicente. Estas peças inauguraram a iniciativa «A História do Mês», e encontram-se expostas no Centro de Interpretação de Vila do Bispo até dia 30 de janeiro.
No âmbito do Protocolo e num futuro próximo, encontram-se previstas outras ações, designadamente o intercâmbio em passeios culturais, destinados às comunidades seniores, e a organização dos Encontros de Arqueologia, História e Estórias da Costa Vicentina.