O Executivo Municipal de Lagos aprovou, na reunião pública de dia 21 de janeiro, a transferência gratuita de propriedade de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos. A receção deste novo veículo, e respetiva doação, acontece no âmbito de um protocolo de cooperação na área de proteção civil, de que o Município de Lagos faz parte, e da sequente aquisição de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), no âmbito da candidatura para o «Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve» apresentada pela AMAL ao PO Algarve 21 – Eixo II, Proteção e Qualificação Ambiental, medida Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos - Ações Materiais.
A receção desta nova viatura, transferência de propriedade e entrega das respetivas chaves aconteceu no dia 28 de janeiro, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagos. Na ocasião estiveram presentes, para além de todo o Corpo de Bombeiros e familiares, o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagos, Paulo Morgado, o 2.º Comandante do CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) de Faro, Abel Gomes, o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Lagos, Paulo Jorge Reis, e alguns membros do executivo municipal e juntas de freguesia, ali representados pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos. Todos transmitiram publicamente a opinião de que o investimento feito por parte da autarquia (148.559, 40€) era importantíssimo para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Lagos, por representar um indiscutível aumento de eficácia na capacidade de resposta ao que for necessário nesta área. O Presidente da Associação Humanitária dos BVL aproveitou para sublinhar que este novo veículo viria substituir um outro que está ao serviço há 32 anos e que já não apresenta todas as condições adequadas ao fim a que se presta.
Antes da tradicional bênção da viatura, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos também deixou umas breves palavras para agradecer todo o empenho e dedicação de todo o corpo de bombeiros. “A receção desta nova viatura vai contribuir para fortalecer a componente da segurança a todos os níveis, especialmente porque somos uma região turística e temos o dever de ser um município preparado para todos os grandes desafios nesta área”, destacou Maria Joaquina Matos.