Integrando as atividades «Sábados em Família» promovidas pela Biblioteca Municipal de Silves, Cidália Bicho apresentará no próximo dia 31 de janeiro, pelas 15h30, a obra «As três fortunas do Lobo Lobão e outros contos tradicionais», numa ação dirigida a crianças entre os 6 e os 11 anos e seus pais. A obra retoma a tradição oral e os contos de animais e nela Cidália Ferreira Bicho conta quatro histórias: a do Lobo Lobão, a da Raposa Raposina, a do Mocho Sabe-Tudo e «O Peixeiro, a Raposa e o Lobo».
Cidália Ferreira Bicho estudou na Universidade do Algarve, onde completou a sua licenciatura em Estudos Portugueses – Ramo de Formação Educacional, em 2000. Na mesma universidade, enquanto docente, lecionou Literatura Oral e esteve ligada à formação de professores, tendo sido orientadora de estágios pedagógicos em várias escolas do ensino básico e secundário, durante dois anos. Frequentou o Mestrado em Literatura Portuguesa e especializou-se em literatura oral tradicional. Desenvolveu o seu projeto de investigação sobre os Contos de animais na tradição Portuguesa.
No âmbito da dissertação de mestrado, colaborou com o Arquivo Nacional do Conto e fez recolhas de textos da tradição oral no concelho de Tavira. É diretora pedagógica do Colégio Internacional de Vilamoura, desde 2011. Em 2009, Cidália Maria Bicho, Palmira Silva Baptista e Vera de Vilhena venceram o Prémio de Revelação APE - Associação Portuguesa de Escritores - / Babel na categoria de literatura para a infância e juventude.
Todos os sábados a Biblioteca Municipal de Silves oferece ao público infanto-juvenil e suas famílias sessões de promoção da leitura, apresentadas num formato de hora do conto seguida de um ateliê artístico na área da pintura ou escultura, que enriquece os sentidos implícitos e mais significativos da obra em questão. Estas sessões lúdicas, além de favorecerem, por vezes, um primeiro contacto com o objeto livro (no caso dos bebés), aumentam o léxico, provocam a superação de medos infantis e a alegria, desenvolvem a imaginação e a criatividade e tornam, a longo prazo, a escrita mais precisa, fluída e elegante, sendo ainda momentos preciosos na aproximação entre pais e filhos que experimentam momentos de qualidade afetiva.