O Grupo Ecos de Coimbra, com sede em Faro, realiza hoje, na escadaria da Igreja da Sé de Faro, pelas 22h30, uma Serenata Futrica, de forma a promover o Fado de Coimbra na capital algarvia. Esta iniciativa surge como forma de promoção e diversificação da oferta, em termos culturais, recriando assim uma tradição centenária em Coimbra, a Serenata Futrica.
Documentada desde finais do século XIX, a Serenata Futrica começou por ser uma forma de homenagear a Rainha Santa Isabel, enquanto serenata fluvial, realizando-se nas barcas serranas. A tradição foi-se perdendo, sobretudo a partir de meados do século XX, provavelmente devido à decadência dos ranchos dos bairros (principais impulsionadores), à morte de alguns tocadores e cantadeiras emblemáticos e à demolição da Alta da cidade.
De salientar que o Grupo de Fados e Guitarradas, Ecos de Coimbra, tocou pela primeira vez em público, a 17 de Junho de 1988, no Clube Farense e alterou a sua formação em 2013, estando desde então a renovar o seu repertório, encontrando-se num processo criativo de gravação de CD com vários inéditos.