As Feiras e Mercados são locais de visita obrigatória para quem quer conhecer melhor os costumes e tradições da região, funcionando como polos de atração turística. Em Paderne, o mercado mensal decorre no primeiro sábado de cada mês e, na Guia, ficou agendado para a terceira sexta-feira, ambos no recinto de Feiras e Mercados.
Na freguesia de Ferreiras, o Mercado do Levante realiza-se à segunda e quarta terça-feira de cada mês, no sítio de Tomilhal, enquanto, na sede do concelho, o Mercado Quinzenal de Albufeira tem data marcada para a primeira e terceira terça-feira de cada mês, no local da Feira e Mercados Quinzenais. Quem gosta de antiguidades pode encontrar verdadeiras relíquias na Feira de Velharias. Em Albufeira, o evento realiza-se em várias datas e diferentes localizações: segundo e terceiro sábado de cada mês, no Parque de Estacionamento, junto ao Mercado dos Caliços; e no primeiro domingo, em Olhos de Água, junto ao Mercado Municipal.
Em julho, dia 25, realiza-se a Feira de S. Tiago, em Paderne, e no mês de outubro, a 8 e 9, a Feira da Guia. O momento mais esperado chega, contudo, em novembro, a 29, com a Feira Franca, que junta no recinto da Feira e Mercados, perto do terminal rodoviário de Albufeira, muita animação com os tradicionais carrosséis, as deliciosas farturas e centenas de artigos para venda a preços reduzidos.