Foi apresentado, no dia 22 de janeiro, na Igreja Matriz de Lagoa, o livro «História da Igreja de Lagoa. Nossa Senhora da Luz – 200 Anos de História e Memória», em cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins e Vereadores, Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz Presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Joaquim João, Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas e Pároco de Lagoa, José Nunes.
Antes da apresentação do livro houve um momento musical, tocado e interpretado por Catarina Paixão e Micaela Francisco, vencedoras do «Festival Redentoristas 2014». Seguiu-se a apresentação da obra que resulta de um trabalho de investigação, de autoria do historiador João Vasco Reis, que versa todo o percurso da comunidade lagoense, principalmente desde a sagração da igreja matriz à sua Padroeira, Nossa Senhora da Luz, em 1814, mas que recua aos inícios do século XVI, traçando, desde aí, a evolução da Paróquia (e da própria Freguesia de Lagoa) até à atualidade.
Profusamente ilustrada com inúmeros documentos (na sua maioria inéditos), fotografias, gravuras e gráficos, este trabalho analítico de grande valia para o estudo e compreensão da evolução da comunidade lagoense, surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da Sagração da igreja matriz. Editado pela Paróquia, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, o livro inclui uma apresentação subscrita pelo Pároco de Lagoa, sendo o prefácio assinado pelo Bispo do Algarve.
Nas intervenções, o padre Manuel Nunes realçou a importância do livro para a história desta Igreja ao longo do tempo. “Ao verificar atentamente o arquivo paroquial, lendo e relendo muitas dessas fontes histórico-documentais, e outras, senti a necessidade de que se viesse a fazer um trabalho que fizesse chegar ao conhecimento dos lagoenses um pouco mais da história desta paróquia e das suas implicações na vida social da sua população”, afirmou. Já o Bispo do Algarve admitiu que “possa esta obra ajudar os seus leitores e, particularmente os da comunidade cristã de Lagoa, a desfrutar a riqueza do património de fé e de vida dos seus antepassados, de modo a serem hoje seus continuadores, como pedras vivas da Igreja que todos, como batizados, constituímos”.
O Presidente da Câmara de Lagoa destacou o interesse da obra para o acervo cultural do Concelho e a preocupação em preservar a história e identidade locais. ”Estes 200 anos da Sagração da igreja matriz também fazem parte da história de Lagoa, que não podíamos deixar cair em esquecimento. Há um culto a preservar e é isso que hoje estamos a fazer aqui, abraçando este projeto no sentido de deixarmos este testemunho, este legado”. Na sua intervenção, o Presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro realçou o facto de, no espaço de uma semana, terem sido lançadas duas obras de caráter histórico e religioso, no concelho de Lagoa, ambas no mesmo autor. Por último, o autor do Livro, João Vasco Reis, levantou a ponta do véu na apresentação deste seu último trabalho, onde se destaca o rigor histórico do vasto arquivo paroquial que agora se dá agora a conhecer.