A freguesia do Ameixial, a mais distante da sede do Concelho de Loulé, localizada em plena Serra do Caldeirão, viveu no passado dia 24 de janeiro um importante momento, com a inauguração do Lar de Idosos, uma obra que vem dar resposta a um dos principais problemas locais – o envelhecimento da população. Este equipamento social integrado no POPH – Programa Operacional de Potencial Humano, constituído por 10 quartos duplos e 10 singles, destina-se a 30 utentes daquela que é uma das freguesias com a população mais idosa em todo o Algarve. Para além da componente de residencial para idosos, comporta ainda a vertente de apoio domiciliário.
A obra teve um custo que ascende a um milhão e 100 mil euros, tendo a autarquia comparticipado com 470.640,97 euros, a Segurança Social com 516.439,20 euros, a Junta de Freguesia com 150 mil euros e a Casa do Povo com a restante verba. De referir ainda que o terreno onde ficará instalado o Lar foi adquirido pela Câmara Municipal de Loulé. Ao abrigo de um acordo de colaboração celebrado em dezembro de 2014, a Segurança Social atribuirá mensalmente uma comparticipação financeira à Casa do Povo do Ameixial, destinada a apoiar a atividade deste Lar. “As políticas só têm sentido, em primeiro lugar, se pensarem nas pessoas e este é mais um equipamento social que se destina a servir a população”, sublinhou o presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo durante a cerimónia inaugural.
Para o autarca socialista, este investimento é um bom exemplo daquilo que pode ser feito “numa terra que tem dificuldades enormes porque está no interior, distante das cidades e vilas importantes, onde escasseia a atividade económica, onde tudo é dificultado pela distância e de onde os jovens têm saído ao longo dos anos”. O presidente da Câmara de Loulé sublinhou a conjugação de esforços num projeto que envolveu a Segurança Social, Autarquia, Junta de Freguesia e Casa do Povo, num investimento que contribuirá para aumentar o número de postos de trabalho no Ameixial. “Gostaria que a seguir a este investimento exemplar outros pudessem acontecer, desta natureza ou de natureza semelhante, de modo a servir as pessoas”, considerou Vítor Aleixo, que anunciou para breve a inauguração do Lar de Idosos de Benafim.
Relativamente ao Ameixial, o autarca manifestou a sua preocupação quanto ao futuro da freguesia e o empenho do Município tendo em vista a dinamização local. “O Ameixial é um problema para o Município mas queremos trabalhar nele, queremos empenharmo-nos para encontrar para esta terra atividade económica, pois essa é a única atividade humana que pode fixar aqui pessoas, trazer os jovens de regresso, fazer alguma coisa para que esta terra possa olhar para a frente e ter um futuro”, disse o edil, enaltecendo o papel “da geração de jovens de ouro do Ameixial”, que se mantiveram na terra e que têm dado um importante contributo nas várias iniciativas que aqui se realizam. Por seu turno, a diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Ofélia Ramos, sublinhou o facto desta estrutura residencial para idosos, há muito ambicionada pelo povo do Ameixial, ter um grande impacto social e económico. “Irá servir uma população vulnerável, de faixa etária elevada e garantir-lhes melhores condições de vida. A nível económico, irá criar emprego sustentável numa zona de interior, tornando-se a maior entidade empregadora da freguesia”.

O presidente da Junta de Freguesia do Ameixial, Abílio Sousa, reportou-se a esta obra como “um sonho que se tornou realidade fruto do trabalho e determinação, grande responsabilidade e sentido de orientação do presidente da Casa do Povo e de toda a equipa, bem como de voluntários”. Por seu turno, António Espírito Santo, presidente da Casa do Povo do Ameixial, sublinhou o trabalho de parcerias, consensos com diversas entidades e apoio de muita gente.