Em virtude da necessidade de se proceder a trabalhos de infraestruturas na Rua da Armação, contratualizados na obra de Requalificação Urbanística da Zona Costeira Poente de Quarteira-Vilamoura, mais conhecida por «Passeio das Dunas», a Câmara Municipal de Loulé irá proceder ao corte de trânsito nesta zona da cidade de Quarteira de 2 de fevereiro a 31 de maio. A circulação automóvel vai estar interditada na Rua da Alagoa (em frente à Caixa Geral de Depósitos) e Rua da Armação (antes da entrada para o Porto de Pesca).
Assim, o desvio de trânsito definido para esta fase de acesso ao Largo do Mercado e ao Porto de Pesca será garantido através da Rua Francisca de Aragão e Rua Gonçalo Velho (sentido invertido), cujo desvio estará devidamente sinalizado. A circulação pedonal será garantida através dos passeios existentes, colocando-se a vedação nos seus limites. A empreitada será realizada em 17,7 hectares e irá criar um passeio marginal que ligará Quarteira a Vilamoura, contemplando espaços verdes, privilegiando a circulação pedonal e de ciclistas, criando espaços de lazer, valorizando e reabilitando o contacto com o mar e funcionando como um novo ponto de atração, tendo presente a envolvente construída e em construção e a valorização do acesso às praias com as quais confina a sul, e que constituem o principal espaço de lazer destas zonas.
Com esta intervenção procura-se, fundamentalmente, alterar o carácter da zona, promovendo um local atualmente vago, terra de ninguém a um espaço público requalificado, passível de viver por ele mesmo como fonte de energia requalificadora, mas que seja também polo promotor de fluxos entre as diversas zonas urbanas e as praias. O valor da obra rondará os três milhões de euros.