O projeto são-brasense «Surf na Serra do Caldeirão» foi o vencedor do Concurso Green Project Awards, na categoria Iniciativa Jovem. A cerimónia de atribuição do prémio realizou-se no dia 21 de janeiro, na Culturgest, em Lisboa, tendo como anfitrião o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
De caráter internacional, o Green Project Awards conta já com sete edições em Portugal, mantendo sempre o seu propósito inicial de reconhecer as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e envolver os jovens, tanto a nível individual, como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adorando e criando práticas sustentáveis. Nesta 7ª edição, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel foram galardoados com o 1.º prémio pelo projeto amigo do ambiente «Surf na Serra do Caldeirão».
Trata-se de um projeto inovador de pranchas de surf construídas com rolhas de cortiça recicladas, desenvolvido, no ano letivo anterior, por alunos do 3.º ano, daquele Curso Profissional, sob a coordenação do professor Rui Beijoca e com o apoio de Octávio Lourenço da Empresa Ferox. No projeto estiveram envolvidos 12 alunos e foram necessárias 1250 rolhas para a construção de uma prancha.  A reutilização desta matéria-prima representativa do concelho de São Brás de Alportel  permitiu alcançar bons resultados em termos de imagem,  flutuação, redução nos custos de produção e implementação de uma nova indústria. “Esta prancha tem uma dupla funcionalidade, para além de ser um maravilhoso objeto estético de decoração, é também funcional para a prática do surf, para o que já foi testada”, frisou Rui Beijoca, coordenador do projeto.
Nídia Amaro, Diretora do Agrupamento de Escola José Belchior Viegas, classificou esta conquista como representativa da capacidade dos jovens estudantes, reforçando que “o ensino profissional é, cada vez mais, o caminho do sucesso para os jovens que pretendem  concluir a escolaridade para ingressar no mundo do trabalho”. Já o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, salientou a importância de incentivar a participação e o envolvimento dos jovens em projetos que desafiem a cidadania, associativismo e sustentabilidade entre os jovens.
Num gesto de reconhecimento, a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel aprovou em reunião de câmara a atribuição de um Voto de Louvor a todos os envolvidos neste projeto e saúda o esforço, o empenho, a dedicação, o mérito e a criatividade empregues no projeto «O Surf na Serra do Caldeirão», agradecendo a tão digna e elevada promoção do concelho de São Brás de Alportel por todo o país e além-fronteiras.