Elsa Serra, João Manuel Ribeiro e Rolando Rebelo são os três escritores que vão participar na Semana da Leitura 2015 promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes até ao dia 20 de março, numa colaboração com as bibliotecas escolares do concelho e que se assinala a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura com o intuito de celebrar a leitura e os livros, propondo-se como tema «Palavras do Mundo». A Semana da Leitura convida à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.
Para os alunos do Pré-escolar, o encontro com a autora Elsa Serra irá realizar-se nos dias 2, 3, 4, 5 e 6 de março, mais precisamente nos Jardins de Infância da Coca-Maravilhas, Vendas, Chão Donas, Pontal, Estrada Alvor, Figueira, Mexilhoeira Grande, Alvor, Montes de Alvor e Quatro Estradas. O projeto é o de promover o livro desde a infância com a obra «UNGALI». Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas como os acontecimentos do seu quotidiano.
Para os alunos do 1.º e 2.º ciclos, o encontro com o escritor João Manuel Ribeiro será nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de março sob o mote «Um escritor na Biblioteca Escolar». Este projeto pretende promover o estudo e a divulgação da obra de um escritor, selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e comunidade educativa. As escolas abrangidas do 1.º ciclo são EB 1 Pontal, EB1 Coca Maravilhas, EB 1 Vendas, EB 1Chão das Donas, EB1 Pedra Mourinha, EB1 Alvor, EB1 Montes de Alvor, EB1 Mexilhoeira Grande, EB1 Figueira, EB1 Major David Neto. As do 2.º e 3.º ciclos são a Escola D. Martinho Castelo Branco, Escola José Buísel, Escola Eng.º Nuno Mergulhão, Júdice Fialho e Bemposta.
Para alunos do Ensino Secundário e 3.º Ciclo, o encontro com o autor Rolando Rebelo será nos dias 17 e 19 de março na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Escola Secundária Poeta António Aleixo, Escola EB2,3/s da Bemposta e Escola EB23 D. Martinho Castelo Branco. Esta é uma ação de promoção do livro e da leitura da iniciativa da BMMTG em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Concelho que realça a importância de como uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro, pela história e pela leitura.