Tendo em vista preservar a tradição do Baile da Pinha, também conhecido por Baile da Pinhata, cuja origem radica no espírito cristão litúrgico do domingo a meio da Quaresma, que celebrava a alegria da Ressurreição de Jesus na Páscoa, a Câmara Municipal de Castro Marim organiza, no dia 1 de março, o Baile da Pinha, a partir das 15h, no Pavilhão Municipal José Guilhermino Anacleto.
O Baile da Pinha, que contará com a participação de centenas de castromarinenses vindos das quatro freguesias do concelho, destina-se a apresentar o novo programa de animação musical da Autarquia denominado «Baila Coração Ao Som Do Acordeão» e o respetivo calendário de bailes, que aos sábados irá percorrer de forma itinerante as várias localidades de Castro Marim, até ao fim do ano. Neste Baile da Pinha vão estar em palco um naipe de reputados músicos como Sérgio Conceição, grupo «+ Dois», Zé Aníbal, «Duo Reflexo», José Gonçalves, Fábio Vicente, grupo «Mato Bravo», António Saloio e Ângelo Correia, que irão animar esta tarde mágica de música, mas também de homenagem ao acordeão e aos acordeonistas.
Será ainda apresentado um pin alusivo à operação «Baila Coração Ao Som Do Acordeão» ao «Clube de Fãs de Baile de Castro Marim», bem como a todos os participantes nesta grande festa da música. Haverá igualmente a realização de rastreios à glicemia e à tensão arterial, coordenados pelas médicas Helena Gonçalves e Susana Valsassina, na Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim, que estará estacionada junto ao Pavilhão Municipal José Guilhermino Anacleto.