Integrada no programa Cyclin’Portugal Algarve, disputa-se, no dia 1 de março, a Clássica Internacional Loulé Cidade Europeia do Desporto. Esta prova faz parte de um conjunto de três competições que pretendem promover a região como local privilegiado para a prática do ciclismo, tanto em competição como em estágio, dinamizando o turismo algarvio em época baixa e, simultaneamente, contribuir para o incremento da competitividade e da qualidade do ciclismo português.
A prova terá 158,5 quilómetros, com partida junto à Câmara Municipal, às 10h50, e chegada prevista para as 14h30, na Avenida José da Costa Mealha. O traçado contempla três contagens para o prémio da montanha, colocadas nos dois primeiros terços da viagem, o que não deve ser impedimento para uma chegada em que os homens mais rápidos terão uma palavra a dizer. Vão estar presentes nesta Clássica as equipas da Anicolor (Portugal), ActiveJet (Polónia), Blitz-Merida (Suécia), CC José Maria Nicolau (Portugal), Efapel (Portugal), FixIT.NO (Noruega), LA Alumínios-Antarte (Portugal), Louletano-Ray Just Energy (Portugal), Maia/Ribeiro Bike Shop (Portugal), Maia/Ribeiros Bike Shop (Portugal), Moreira Congelados/Feira/KTM (Portugal), Optum/Kelly Benefits (Estados Unidos), Rietumu-Delfin (Letónia), Rádio Popular-Boavista (Portugal), Sicasal/Constantinos/UDO (Portugal), Team Tavira (Portugal), W52 – Quinta da Lixa (Portugal) e Zappi’s (Reino Unido).
Refira-se que, depois da prova em Loulé, realizam-se o 25.º Troféu Alpendre Internacional do Guadiana (7 e 8 de março) e o 7.º GP Liberty Seguros – Troféu do Sudoeste e Costa Vicentina (21 e 22 de março). A Clássica Internacional Loulé Cidade Europeia do Desporto é uma das iniciativas que integram o vasto programa desportivos que terá lugar em Loulé ao longo do presente ano.