A degustação de produtos tradicionais vai ser uma constante no stand do Algarve na edição de 2015 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa dia 25 de fevereiro, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Em cinco dias haverá mais de 30 iniciativas promovidas pela Região de Turismo do Algarve (RTA), municípios e empresas algarvias para conquistar os visitantes do maior certame turístico do país.
Das iguarias da ria Formosa, propostas pelo município de Olhão, aos sabores da costa Vicentina, vindos de Aljezur, passando pela laranja de Silves ou pela doçaria de Alcoutim, para os gulosos, não faltarão tentações logo no primeiro dia. E ainda haverá tempo para servir um cocktail preparado com todos os preceitos por uma equipa do turismo de Albufeira. No dia 26, a mesa será posta com conservas regionais, numa cortesia do turismo de Portimão e da escola de hotelaria local. Está agendada uma degustação de vinhos do Algarve oferecida pela Comissão Vitivinícola e outra ainda pela Adega do Cantor, a que se juntarão as criações do chef Dieter Koschina, do famoso restaurante Vila Joya (duas estrelas Michelin), e um cocktail servido pelo igualmente luxuoso Vila Vita Parc.
A Dieta Mediterrânica, classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, ganha protagonismo dia 27 com o lançamento, pelo município de Tavira, de um livro e com a degustação de azeite e ervas aromáticas. E no sábado, 28, serão servidas ostras da ria de Alvor numa demonstração gastronómica promovida pela autarquia de Lagos. Ainda no stand do Algarve na BTL, todos os dias acontecerá um workshop de cataplana algarvia (mista ou de polvo com batata-doce) conduzido pelo chef José Niza do restaurante Tertúlia Algarvia, que revelará a convidados e visitantes os segredos da confeção deste prato da cozinha regional.
Os novos projetos e experiências na ria Formosa, no rio Guadiana e na costa Vicentina, além da «Algarve Nature Week», evento de turismo de natureza organizado pela RTA que decorrerá de 11 a 19 de abril, a apresentação de rotas culturais no Algarve e de eventos desportivos e musicais são outros motivos de interesse que vão atrair o trade e o público em geral ao espaço partilhado com municípios e empresas do setor turístico algarvio, e onde farão venda direta de pacotes de férias a preços especiais, na habitual «Algarve Convida».