No âmbito do programa de «Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015», vai ter lugar uma tertúlia dedicada ao tema «Mulheres e Desporto», na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, no dia 5 de março, pelas 21h. Note-se que Portugal apresenta os indicadores de procura desportiva mais baixos no quadro da União Europeia, aos quais se associa uma acentuada tendência de reduzida participação desportiva das mulheres enquanto atletas, treinadoras, dirigentes ou árbitros.
Com enfoque neste problema estrutural, constitui uma prioridade para a Cidade Europeia do Desporto 2015 organizar uma tertúlia de reflexão e sensibilização para a temática onde as oradoras convidadas transmitam experiências vividas. Participa nesta sessão Carla Couto, recordista de internacionalizações pela seleção nacional de futebol (145). A futebolista portuguesa destacou-se a nível nacional e internacional, mais concretamente em Itália, ao serviço da Lázio de Roma. Em 2015, na Gala Quinas de Ouro organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, de forma a comemorar os 100 anos da referida federação, Carla foi eleita a jogadora de futebol feminino do século.
Integram ainda o painel desta iniciativa as Embaixadoras de Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015 Celina Carpinteiro (Ciclismo/BTT), Irina Coelho (Ciclismo/BTT) e Sónia Guerreiro (Pesca Desportiva). A moderação da tertúlia estará a cargo de Joana Serpa, ex-diretora da licenciatura em Educação Física e Desporto do INUAF – Instituto Universitário Dom Afonso III e formada em Atividade Física, Imagem Corporal e Inteligência Emocional.