Após a aprovação do Executivo no passado mês de janeiro, o Orçamento Participativo (OP) 2016 do Município de Albufeira começa agora com a recolha de propostas, processo que vai decorrer de 6 a 16 de abril. O OP, que abrange todo o território municipal, é este ano dedicado à promoção da «Qualidade de Vida» e dispõe de uma verba de 100 mil euros, destinada a financiar os projetos que vierem a ser selecionados pelos cidadãos do Concelho.
A primeira sessão pública de participação está agendada para o próximo dia 6 de abril, a partir das 20h30, nas instalações da Escola EB 2,3 da Guia. Seguem-se, a 9 de abril - Escola Secundária de Albufeira (20h30); 11 de abril – salão da Junta de Freguesia de Paderne (17h); 13 de abril – Escola EB 2,3 de Ferreiras (20h30); 16 de abril – Escola EB 1 de Olhos de Água (20h30). O objetivo destas sessões passa por promover a apresentação de propostas de investimento destinadas a favorecer a definição coletiva de prioridades através do debate a implementar entre todos os participantes. No final, pretende-se que haja consenso para eleger as propostas que apresentem melhores condições para prosseguir para a fase de análise técnica.
O OP foi implementado pela primeira vez, em Albufeira, durante o ano passado, tendo obtido bastante adesão por parte da comunidade. Como resultado está neste momento a decorrer a execução do projeto vencedor, que visa a construção de um Centro de Bem-Estar Animal, em Vale Pedras, junto ao Estaleiro Municipal.