Uma ação de sensibilização e esclarecimento com o objetivo de criar uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) em São Bartolomeu de Messines teve lugar, no dia 28 de março, na Foz do Ribeiro. Esta reunião de consulta prévia foi promovida pelo Núcleo Fundador da ZIF de São Bartolomeu de Messines Norte e contou com a presença de Francisco Keil do Amaral, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), de representantes da «Silviguarda», dos produtores florestais da área e da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines. O Município de Silves fez-se representar pela vereadora Luísa Conduto Luís e por técnicos do Serviço de Proteção Civil e Florestas.
Procurou-se, neste encontro, esclarecer os produtores quanto à importância de criação de mais uma ZIF no concelho de Silves, ou seja, uma área territorial contínua e delimitada, constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um Plano de Gestão Florestal (PGF) e a um Plano Específico de Intervenção Florestal (PEIF) e administrada por uma única entidade, que se denomina Entidade Gestora da ZIF. As ZIF, para além de permitirem que todas as orientações definidas os instrumentos de planeamento do território (nacionais, regionais e municipais) sejam postas em prática, possibilitam que os seus associados possam beneficiar do acesso a fundos comunitários, bem como à realização de projetos, entre outras ações que promovem a rentabilidade dos recursos e produtos florestais.
No concelho de Silves existem, no momento, cinco ZIF: ZIF Arade, ZIF Odelouca, ZIF Alte/SB Messines, ZIF S. Marcos da Serra e ZIF S. Marcos da Serra Nordeste. Os participantes nesta reunião, nomeadamente os produtores florestais, manifestaram interesse e vontade de se associarem e criarem mais uma zona de intervenção florestal.