Lagos assinalou o Dia Mundial da Árvore e das Florestas através de ações de sensibilização dirigidas aos mais pequenotes e que se traduziram na plantação simbólica de árvores e na realização de jogos didáticos ao longo de toda a semana (16 a 20 de março). Estas ações, essencialmente dirigidas aos alunos das escolas do pré escolar e 1.º ciclo do ensino básico do concelho, contaram com a colaboração da comunidade escolar e decorreram em vários locais do concelho, envolvendo um total de 11 escolas do ensino público e privado do concelho, 27 turmas e 540 alunos.
Foram promovidas diversas ações de plantação de árvores (33) e plantas ornamentais (261), em espaços verdes públicos do município e escolas, procurando sensibilizar todas as crianças envolvidas para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores no que concerne ao equilíbrio ambiental e ao bem-estar das populações e o respeito que todos devemos ter pela natureza. Num destes dias juntaram-se aos mais novos os participantes seniores do projeto da autarquia «Saúde em Movimento», ajudando igualmente nas plantações.
Nesta semana decorreram igualmente visitas às Hortas Urbanas Sociais, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar e identificar o que aí se encontrava plantado. Inicialmente foi ainda realizada uma pequena introdução à importância das hortas sociais urbanas e da agricultura biológica, baseada em princípios de sustentabilidade. No final, os alunos tiveram a oportunidade de realizar dois jogos didáticos, assim como criar a sua própria hortinha com a colaboração de alguns horticultores.