O dia 25 de março ficou marcado pela chegada a Albufeira das comitivas envolvidas na edição de 2015 da Festa do Basquetebol Juvenil. O desfile teve início na Avenida da Liberdade, passando pelo Largo Engenheiro Duarte Pacheco, e terminou na Praça dos Pescadores, onde decorreu a Sessão de Boas Vindas aos participantes, que contou com a intervenção das entidades organizadoras do evento. “Espero que esta jornada seja bem vivida, que aproveitem estes dias para conviver, praticar desporto, sempre com lealdade e respeito pelo adversário, mas também para conhecerem Albufeira”, frisou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa.
A 9ª edição do evento trouxe algumas novidades. Blitz é a mascote basquetebolista que passa a representar a Festa. Originário da Serra da Malcata, este lince ibérico encontrou nos pavilhões e campos de basquetebol o seu segundo habitat. “Queremos sensibilizar os mais jovens para a preservação das espécies em vias de extinção, por isso escolhemos o lince ibérico como mascote por ser natural do nosso país. Esta é uma forma de responsabilidade social que fazemos questão de associar ao desporto e ao basquetebol”, explicou Manuel Fernandes, presidente a Federação Portuguesa de Basquetebol. Pela primeira vez, os jogos contam com acompanhamento estatístico, que permite aos atletas verem os seus desempenhos online em qualquer parte do mundo, e serão transmitidos em direto via live streaming. Outra novidade a realçar é a criação de um «Cartão Branco», que premeia o saber estar em campo, as boas práticas e a boa conduta.
O primeiro dia de competição contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, que fez questão de visitar a Festa, considerada o maior evento desportivo juvenil nacional do desporto federado. Emídio Guerreiro foi recebido por Carlos Silva e Sousa, que o acompanhou na visita à APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, a instituição escolhida para este ano receber o donativo angariado com a ação Basket Solidário. Através da doação de um euro por parte de todos os participantes no evento, foi possível recolher o montante de 1352 euros, que irá ajudar a associação a dar continuidade ao trabalho de apoio a pessoas com deficiência ou necessidades especiais. “Necessitamos deste tipo de resposta e é essencial conseguirmos montar esta rede de parceiros, em que todos contribuem com um pouco, para que as coisas melhorem para todos”, sublinhou Emídio Guerreiro.
O governante fez saber que o Estado lançou, em 2014, o programa experimental «Desporto para Todos», formado por três eixos: educação, promoção da saúde e inclusão pelo desporto. Em 2015, este programa inovador apoia cerca de 153 entidades de norte a sul do país e conta com um investimento de 1,5 milhões de euros. “Destes 153 programas, cerca de 80 são dirigidos à inclusão, o que evidencia bem que temos uma rede local de parceiros focada nesta problemática. Para 2016, precisamos de um reforço de verba para que possam ser criadas respostas que ainda não existam”, constatou o secretário de Estado. A comitiva visitou ainda o pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras, onde decorrem alguns dos jogos e são servidas as refeições aos atletas na cantina escolar. Depois de passar pelo pavilhão desportivo de Albufeira, sede do evento, o membro do Governo terminou a sua visita ao concelho com uma receção nos Paços do Concelho.
Até 29 de março, vão decorrer 198 jogos em cinco equipamentos desportivos: Pavilhão de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão Francisco Neves (Imortal). As Finais vão ter lugar no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, pelas 12h30.