No próximo domingo, 5 de abril, Dia de Páscoa, arrancam em Loulé as celebrações da Festa da Mãe Soberana, em honra de Nossa Senhora da Piedade, com a descida da imagem da Padroeira. Pelas 16h30, tem lugar no Santuário de Nossa Senhora da Piedade a recitação do Terço, seguindo-se, a partir das 17h, a descida da imagem da Mãe Soberana em procissão para a igreja de S. Francisco, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva. Durante os 15 dias da sua estadia neste local, as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual.
A descida da Padroeira obedece a uma marcha fácil de organização profana, a marcha acelerada a conduzir o pesado andor até à Igreja de S. Francisco. A Festa Grande, o momento alto deste evento de cariz religioso que atrai à cidade milhares de peregrinos e visitantes, realiza-se passados quinze dias (19 de abril). É o adeus da Padroeira à sua terra e o regresso à sua pequena ermida que, a poente, se ergue sobranceira a toda a cidade.
Refira-se que esta é considerada a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima. Nesta demonstração de grande culto pela fé existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado, e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular.