A Câmara Municipal de Loulé, entidade organizadora do Festival MED, anunciou cinco novos nomes do cartaz da 12ª edição daquele que é um dos maiores festivais de World Music da Europa. Os sul-coreanos Jambinai, a israelita Ester Rada, o congolês Baloji, o projeto multicultural da Holanda/África do Sul Skip&Die e a guineense Karyna Gomes são os artistas que irão atuar na Zona Histórica de Loulé, de 25 a 27 de junho.
No dia 26 de junho irá pisar o palco do MED aquela que é apontada como uma das grandes revelações na área da World Music para o ano de 2015, a israelita Ester Rada. Da Guiné-Bissau para Loulé, Karyna Gomes, considerada igualmente pela crítica internacional como uma artista revelação deste ano, apresenta um espetáculo no Festival MED no dia 27 de junho. Depois dos japoneses Turtle Island terem incendiado o Palco Matriz no encerramento do 11º Festival MED, a organização do evento volta a apostar nos artistas asiáticos. Desta vez são os sul-coreanos Jambinai que irão representar a Ásia, com um concerto onde a música tradicional se funde com o pós- rock eletrônico, no dia de abertura do festival.
É também no dia 25 de junho que os Skip&Die apresentam aquele que se prevê um concerto verdadeiramente explosivo. A sonoridade da banda vai buscar os sons da cumbia digital, do dub, do rock psicadélico, batidas brasileiras e muito mais, numa fusão única incrementada pela performance da sua vocalista. No dia 27 de junho Baloji, um inovador compositor de origem belga-congolesa e MC, com o seu estilo próprio de música africana futurista, apresenta o seu trabalho no MED.
Os nomes agora confirmados juntam-se aos já anunciados Carminho, Tiago Bettencourt, Raquel Tavares e DJ Marfox (Portugal), Balkan Beat Box (Israel), Nneka (Nigéria), Cumbia All Stars (Perú) e Batida (Portugal/Angola). A Antena 1 volta a ser um dos principais media partners do Festival MED numa parceria que conta já com várias edições e que é reforçada este ano. Esta rádio terá em Loulé uma equipa de reportagem que fará a cobertura do evento, estando prevista ainda a transmissão em direto dos principais concertos e o lançamento de passatempos. Ao nível da Comunicação Social que irá fazer a cobertura do Festival MED, está também já confirmada a presença da fRoots, revista britânica da especialidade, que terá no local uma repórter.