O Fórum Municipal da Juventude é um novo órgão consultivo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel que dá voz aos jovens do concelho e apela à sua participação cívica, numa comunidade que se pretende cada vez mais participativa e inclusiva. A reunião preparatória do novo Fórum Municipal teve lugar no dia 23 de março, marcando o início de mais uma edição da «Primavera Jovem», um programa de iniciativas em que os jovens são os protagonistas principais.
A proposta de criação do Fórum Municipal da Juventude foi aprovada pela reunião de câmara no dia 10 de março e consiste num projeto inovador face aos Conselhos Municipais da Juventude, permitindo a participação de associações de jovens, grupos informais e outros jovens, ainda que não integrados em quaisquer estruturas, mas que tenha interesse em participar na construção da sua comunidade. Isto porque o Município de São Brás de Alportel considera fundamental incrementar a participação ativa dos jovens são-brasenses, no processo de construção de uma comunidade que se pretende mais inclusiva, mais solidária e mais feliz.
Conforme refere a proposta de criação desta nova estrutura municipal, “para que a política autárquica na área da juventude se revele eficaz, é naturalmente essencial conhecer quais os reais anseios e aspirações dos jovens, as suas prioridades e os seus interesses, o que só é possível se ouvirmos atentamente a sua voz”, frisaram os responsáveis autárquicos. Este novo espaço de participação dos jovens nos destinos da sua terra teve o arranque oficial com a reunião que teve lugar no Centro de Artes e Ofícios, numa sala cheia de jovens, um momento muito especial durante o qual foi aprovada a proposta de regulamento e o logótipo do Fórum e onde foram divulgados programas de apoio para projetos e iniciativas, contando com a presença da delegação do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
A criação desta nova estrutura surge num momento de fragilidade económica, em que os jovens enfrentam sérias dificuldades como a procura de emprego, sendo urgente escutá-los, apoiá-los e ajudá-los a encontrar soluções. Atenta a esta realidade, tendo por base um conhecimento profundo, que resulta de um trabalho desenvolvido no município, tendo por base relações de proximidade e parceria com as diversas entidades e estruturas locais, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel entendeu ser necessário criar um novo espaço comum de diálogo e reflexão que aproxime a autarquia e a juventude do concelho, fomentando definição e desenvolvimento de novas políticas municipais de juventude.