O Dia Internacional dos Museus é celebrado a 18 de maio desde 1977, com o objetivo de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Este ano, o Município de Albufeira vai assinalar a data durante três dias, de 16 a 18 de Maio, com um programa bastante diversificado que tem por objetivo atrair mais público ao Museu.
No sábado – Noite dos Museus – o horário de funcionamento vai ser alargado, das 14h às 24h, apresentando um programa especialmente vocacionado para crianças dos 6 aos 12 anos. As atividades têm início marcado para as 20h com a visita ao Museu e à exposição permanente. Entre as 21h e as 22h, quem tiver efetuado previamente inscrição, pode assistir à «Hora do Conto Noturna». Das 22h até às 24h, é possível observar o céu através de um telescópio, montado no terraço do Museu, no âmbito da iniciativa «Vamos ver as estrelas» (aberta ao público em geral). Simultaneamente decorrem ateliers de desenho e pintura, na sala dos Romanos.
No segundo dia, domingo, 17, a partir das 10h, decorre o «Urban Sketchers Algarve»| Encontro Regional de Albufeira, iniciativa que consiste em desenhar espaços históricos e monumentos de Albufeira, que se repete durante a tarde. Quem quiser pode almoçar no terraço do Museu. Na segunda-feira, 18, Dia Internacional dos Museus, decorre o Dia Aberto, com entradas gratuitas das 9h30 às 13h e das 14h às 19h30. À tarde, quem gosta de desenhar pode participar novamente na iniciativa «Urban Sketchers Algarve». A partir das 18h realiza-se um Concerto de Música Islâmica. Eduardo Ramos encerra o programa com um espetáculo de cantigas árabes e luso-árabes com poemas de Al-Mutamid, Ibn Ammar e outros poetas do Al-Andaluz.