Carlos Silva e Sousa lembrou que Albufeira representa 40 por
cento da capacidade hoteleira do Algarve e que acolhe uma média aproximada de
400 mil pessoas durante os meses de verão. “O Algarve tem todas as condições
para atrair mais e melhor turismo, e para isso é fundamental reforçarmos a
posição de Albufeira em mercados consolidados, como o irlandês, em que existe
uma afinidade natural, onde temos uma notoriedade muito relevante e, nesse
sentido, estamos a abrir algumas portas que me parecem importantes para o
futuro”, referiu o presidente da Câmara albufeirense.
O encontro serviu para fortalecer alguns pontos de contacto
entre as duas cidades, de forma a ser criada uma agenda de trabalho comum, que
privilegie as áreas de turismo, emprego, cultura, desporto e juventude. Kenneth
O’Flynn destacou a evolução económica do município de Cork nos últimos anos,
referindo que “temos estudantes de todo o mundo, assim como Albufeira, local
privilegiado pelos irlandeses para a compra de propriedades, já que é uma
cidade segura”. O vice-presidente de Cork mostrou-se muito satisfeito com esta
aproximação e afirmou que “recomenda vivamente Albufeira e o Algarve”.
Durante a estadia, o grupo conheceu as diversas componentes
do produto turístico de Albufeira, desde unidades hoteleiras de referência à
degustação da gastronomia regional pela mão de conceituados restaurantes
locais, alguns deles galardoados a nível internacional. Locais emblemáticos
como o Centro Antigo da cidade, a Oura Strip, o Castelo de Paderne, o Largo de
Pescadores de Olhos de Água, as praias reconhecidas mundialmente ou a Lagoa dos
Salgados com toda a sua fauna e flora também foram paragens obrigatórias, assim
como a visita ao parque temático Zoomarine, ao Parque Aventura, à Adega do
Cantor Cliff Richard, à freguesia da Guia para provar o famoso frango ou à
aldeia de Paderne para experienciar um Safari no Barrocal algarvio. A comitiva
participou ainda num passeio de barco, onde ficou a conhecer as diferentes
experiências que podem ser usufruídas em Albufeira e no Algarve, como o
mergulho, passeios pedestres, de bicicleta ou de barco, observação de aves,
observação de golfinhos, safaris de jipe pelo barrocal, entre muitos outros.
Esta viagem de familiarização é uma organização da APAL -
Associação de Promoção de Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal e de um
conjunto alargado de associados da APAL, que disponibilizaram os seus serviços
para serem utilizados por este grupo de operadores turísticos. A visita teve
por objetivo dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no
mercado Irlandês, desde há dois anos. Recorde-se que em outubro de 2014,
Albufeira participou, pelo segundo ano consecutivo, na feira de turismo sénior
«Over 50 Show» de Dublin, e promoveu dois workshops, um em Dublin e outro
em Cork, com o objetivo de criar um momento de comercialização e de
apresentação do produto turístico do concelho e do Algarve. Ainda em outubro
passado, o Município de Albufeira visitou Cork, onde desenvolveu diversos
contactos institucionais e comerciais.
Refira-se que Cork é a segunda maior cidade da República da Irlanda, inserida no Condado com o mesmo nome, e junta mais de meio milhão de pessoas. Cork acolhe a sede europeia da gigante norte americana Apple, a principal empregadora da cidade, as farmacêuticas Pfizer Inc. e Novartis, as empresas Amazon.com e Motorola, e a Murphy’s Irish Stout. Na sequência desta visita seguir-se-ão outras iniciativas com o objetivo de reforçar a ponte entre Albufeira e Cork, sobretudo nas áreas da Juventude, Turismo e Emprego.
Refira-se que Cork é a segunda maior cidade da República da Irlanda, inserida no Condado com o mesmo nome, e junta mais de meio milhão de pessoas. Cork acolhe a sede europeia da gigante norte americana Apple, a principal empregadora da cidade, as farmacêuticas Pfizer Inc. e Novartis, as empresas Amazon.com e Motorola, e a Murphy’s Irish Stout. Na sequência desta visita seguir-se-ão outras iniciativas com o objetivo de reforçar a ponte entre Albufeira e Cork, sobretudo nas áreas da Juventude, Turismo e Emprego.