Com o intuito de celebrar os valores de Abril e perpetuar na memória de todos a conquista da almejada democracia em Portugal, a Câmara Municipal de Castro Marim dedicou um vasto programa cultural e desportivo às comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril. Para os alunos das escolas de Castro Marim, as celebrações começaram logo no dia 21, com o espetáculo de teatro «Liberdades», trazido pelo projeto VATe da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA).
A maior “prova de maturidade democrática”, parafraseando o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, foi no entanto o debate «Refletir o 25 de Abril», que decorreu no dia 24 de abril, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com casa cheia. Moderado por José Nunes e João Viegas, diretor e professor do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, participaram representantes de cada partido político, designados pela Distrital do Algarve, nomeadamente Manuel Afonso do Bloco de Esquerda, Paulo Neto do Partido Comunista Português, José Baía do Partido Socialista, Vítor Hugo do CDS-PP e Bruno Inácio do Partido Social Democrata, também deputado na Assembleia da República.
No dia 25 de abril, o programa arrancou com uma arruada da Banda Musical Castromarinense pelas ruas da vila de Castro Marim. Seguiu-se-lhe o hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho e uma largada de pombos. As celebrações prosseguiram depois num carácter mais lúdico-desportivo, com a realização do Passeio Familiar de Bicicleta em Altura, que reuniu este ano cerca de 40 pessoas, e com o Workshop de Defesa Pessoal, com cerca de 60 participantes, promovido pelo Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube.
O último dia das comemorações do 41.º Aniversário do 25 Abril, dia 26 de abril, foi passado entre o Passeio Fotográfico «Pela Nossa Serra», organizado pelo Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal (CCD), e o Torneio de Sueca no Rio Seco, uma iniciativa do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco.