Os municípios fronteiriços da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) organizam, de 4 a 22 de maio, um extenso programa de atividades para assinalar o seu II aniversário.
No dia 4, as festividades iniciam-se às 11h (hora portuguesa), na Câmara Municipal de VRSA, com a inauguração da exposição filatélica «Algarve-Andaluzia», seguindo-se a apresentação do selo de correio da Eurocidade do Guadiana. Em Ayamonte, irão decorrer, ao longo do dia 8 de maio, rastreios gratuitos de audição, entre as 9h e as 17h. Em simultâneo, terá lugar o Festival do Futuro, com animação, artes plásticas, dança e música, na Plaza de la Laguna, evento que se estende até ao dia 9.
Também no 9 de maio, às 10h, realiza-se a sessão solene comemorativa do II Aniversário, na sala de plenos, em Ayamonte, assinalando-se a passagem da presidência da Eurocidade para o Município de Castro Marim. Já no dia 13, está programado o III Encontro de Defesa Pessoal Feminino, às 16h30, no Complexo Desportivo de VRSA. No dia 15, está agendado o I Encontro de Xadrez «Eurocidade do Guadiana», na Praça Marquês de Pombal, às 14h30, enquanto, às 16h, a Casa do Avô de Monte Gordo celebra o Dia Internacional da Família.
Além de VRSA e Ayamonte, o programa de eventos estende-se a Castro Marim, onde terá lugar um peddy paper (10 de maio) e mais uma edição da feira «Terra de Maio». O roteiro de aniversário reserva ainda espaço para mais uma edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana (8 de maio) e para a uma mostra de fotografia desportiva em Castro Marim e VRSA.
A Eurocidade do Guadiana é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os três municípios, exemplificando um novo modelo de cooperação que promove a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental. Em 2014, iniciou a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permite aos residentes dos municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte efetuar a partilha de equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde, tendo em 2015 os benefícios sido alargados a outras áreas como a restauração, comércio e serviços.
Nestes dois anos, a Eurocidade tem igualmente procurado potenciar áreas como a saúde, o turismo, o desporto e a cultura. Em abril de 2015 foi também apresentado, aos governos de Portugal e Espanha, uma petição para que a requalificação da Ponte Internacional do Guadiana contemple a criação de uma via ciclável, promovendo a mobilidade sustentável entre os dois países.