O 41.º aniversário do 25 de Abril foi comemorado em Lagos num espírito de esperança e confiança num futuro melhor e na certeza de que será sempre necessário continuar a afirmar e construir abril. As cerimónias tiveram início na Praça Gil Eanes, onde se procedeu à tradicional cerimónia do Hastear da Bandeira, com a presença dos eleitos locais, forças militares e policiais e das coletividades da cidade, altura em que a Banda Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio interpretou o Hino Nacional. Depois, foi a vez de se conhecerem as várias mensagens simbólicas deste dia, no decorrer da Sessão Solene Conjunta da Assembleia Municipal de Lagos, da Câmara Municipal e da Assembleia da Juventude, que também ali teve lugar.
Esta sessão conjunta, ao que se sabe única no país, visa dar voz a todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, bem como aos mais jovens que, não tendo vivido este período da revolução, têm a sua perspetiva sobre a sociedade dos dias de hoje renascida após esse marco histórico da democracia e da liberdade. As intervenções dos deputados municipais e das escolas representadas na Assembleia da Juventude foram-se sucedendo, de forma intercalada, proporcionando uma sessão pontuada por momentos de poesia e de um apontamento teatral.Na impossibilidade de, este ano, se poder contar com a presença de um representante da Associação 25 de Abril, foi convidado José Mendes, da Direção da Liga dos Combatentes (Núcleo de Lagos) a ler uma mensagem da Associação alusiva à comemoração desta efeméride.
Depois de todos os representantes das forças políticas terem discursado, e dos representantes das escolas terem apresentado a sua atuação, foi a vez de Maria Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, tomar a palavra. A autarca começou por lembrar a importância deste dia para o país, altura em que “Portugal iniciou uma nova época na história contemporânea”. “Foi um longo caminho, de avanços e recuos, mas é indiscutível que o nosso país de há 41 anos deu passos enormes”, reforçou a presidente. “Nos últimos anos tem-se comemorado o 25 de Abril numa época de desemprego e de grande desencanto. É agora altura, e de forma urgente, de inverter esta espiral negativa. É urgente saber ter esperança e confiança num futuro melhor, é urgente reabilitar a política e os políticos e trabalharmos todos juntos nos valores de abril, que sempre nos devem guiar. E é continuando a construir e a afirmar abril que saberemos dar o melhor ao nosso país e à nossa cidade de Lagos”, afirmou a terminar a sua intervenção. O último discurso da Sessão Solene coube ao Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, que relembrou que esta data fez renascer a esperança no povo. “Muita coisa mudou com o 25 de Abril, nomeadamente o fim da opressão, da censura prévia, da polícia política. Foi o princípio de um novo tempo – o tempo da liberdade, que é o fundamento do progresso das comunidades”, sublinhou, acrescentando que “sem liberdade, nunca conseguiremos mudar o mundo”.
À Sessão Solene seguiram-se durante a tarde, e nos dias seguintes, várias atividades recreativas e desportivas um pouco por todo o Concelho, das quais se pode destacar a inauguração das duas exposições no Centro Cultural de Lagos - «Pano de Cena» e «EntreOlhares» (que podem ser visitadas até ao dia 25 de julho), e o espetáculo musical proporcionados pela estreia da Jazz’Arte Big Band, da Academia de Música de Lagos. Igual destaque para a realização da iniciativa «As Vésperas», que decorreu na noite de 24 de abril, na Biblioteca Municipal de Lagos, perante uma vasta plateia que presenciou as histórias do 25 de Abril contadas (e pintadas) pelos convidados desta tertúlia: Manuela Caneco, José Veloso e Fernando Dacosta.