Um numeroso público, constituído sobretudo por jovens adeptos dos desportos radicais, esteve presente, no dia 25 de abril, na inauguração do Skate Parque de Loulé, um novo equipamento há muito aguardado pelos praticantes destas modalidades e que pretende trazer uma nova dinâmica ao Parque Municipal e às atividades desportivas do Concelho. No dia em que Portugal celebrou os 41 anos da liberdade, “este espaço simboliza bem o espírito de Abril”, segundo as palavras de Vítor Aleixo, presidente da autarquia louletana. Mais do que tudo, o equipamento é “um sonho antigo de jovens que nunca desistiram de sonhar”.
Refira-se que a grande maioria dos praticantes de skate, patins ou BMX utilizavam o espaço da Cerca do Convento mas passam a ter, a partir de agora, um local apropriado para praticar estas modalidades. Localizado num terreno a norte contíguo ao Parque, entre este e a Circular, onde em tempos se localizou o Bairro de Santa Luzia, o equipamento está instalado num terreno de 18 mil metros quadrados e inclui um skate parque semicircular com três plataformas de saída radiais que se encaixam nos taludes existentes e uma «bowl». Foi concebido por Francisco Lopez, arquiteto que é também skater.
Este será mais um equipamento ao dispor da população, direcionado sobretudo para os mais jovens que cada vez mais se dedicam às atividades radicais, pretendendo ser também, nessa medida, um ponto de encontro e de convívio e um polo de atração de praticantes desta modalidade à cidade de Loulé. O investimento desta empreitada rondou os 130 mil euros e é o primeiro de outros equipamentos que irão surgir nesta zona do Parque, nomeadamente um parque de street workout, que foi de resto a proposta vencedora da freguesia de S. Clemente na primeira edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé, e um espaço aberto para a prática de desporto informal.
Durante a inauguração, o Radical Skate Clube de Lisboa promoveu um momento de animação com demonstrações de alguns skaters campeões nacionais, bem como exibições de skaters locais. A Casa da Cultura de Loulé iniciou neste dia as atividades da sua secção de desportos radicais designada por IMPACTO Clube de Desportos Radicais, criada com o objetivo de aumentar e diversificar a oferta de atividades ao dispor da população. Este projeto nasceu de uma ideia inicial do Paulo Cabral, que após algumas reflexões em grupo de trabalho da Casa da Cultura de Loulé, e com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, ganhou forma.
A IMPACTO é uma recém escola de skate que terá como principal objetivo fomentar e dinamizar a prática deste tipo de desporto radical. Através de várias ações organizadas, serão formados novos atletas tendo em vista a participação em futuras instalações. Futuramente, a Casa da Cultura pretende aumentar o número de atletas praticantes associados, assim como desenvolver outros desportos radicais. “O skate ultrapassa a questão desportiva, não se restringindo somente a esse facto. Devido às suas características multidisciplinares, torna-se por direito próprio numa manifestação Cultural, envolvendo outras áreas artísticas, como a música e as artes visuais. É desta forma que pretendemos desenvolver em conjunto com a comunidade desportiva e cultural a prática do skate, dando a conhecer a sua história, promovendo boas práticas saudáveis e incutindo o espírito de equipa e entreajuda como os nossos atletas. No fundo, queremos dar ao Skate o verdadeiro reconhecimento que lhe é merecido”, referem os responsáveis da Casa da Cultura.