A Câmara Municipal de Loulé irá realizar, de 20 de maio a 20 de junho, a segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé que mantém como slogan: «No nosso Concelho, todos contam. Participe!». À semelhança da edição anterior, na sua fase de apresentação e recolha de propostas, irá decorrer através de 11 sessões/assembleias participativas pelas freguesias do Concelho.
Este ano, o executivo da Câmara Municipal de Loulé decidiu aumentar em 20 por cento a verba disponível para projetos de investimento propostos por parte dos cidadãos e munícipes, passando do anterior meio milhão de euros para os 600 mil euros na edição de 2015. Após este período, as propostas recolhidas serão objeto de uma análise técnica por parte dos serviços da Autarquia, de modo a efetuar a seleção final das propostas que serão colocadas a votação por parte da população durante o mês de setembro, de modo a definir quais os projetos a incluir na proposta de Orçamento do executivo da Câmara Municipal de Loulé para o ano de 2016.
O Orçamento Participativo é, em grande medida, um instrumento/meio de participação dos cidadãos na gestão da Câmara Municipal de Loulé, que tem como objetivo principal contribuir para uma participação informada, ativa e responsável por parte dos munícipes nos processos de governança municipal. Numa fase em que a maioria dos projetos mais votados na edição de 2014 está prestes a iniciar o seu respetivo processo de execução de obras, efetivando assim o ciclo de execução do Orçamento Participativo, é aposta do executivo camarário continuar o processo de consolidação deste projeto no Município de Loulé, que tão bons resultados teve na sua edição de estreia, contribuindo para que o Concelho de Loulé fosse convidado a integrar, desde o primeiro momento, a Rede de Autarquias Participativas (RAP). Por outro lado, este foi também o município português escolhido para integrar o projeto «Round-Trip: a Citizens Participation Journey Between Local and European Levels», a par de outros quatro municípios europeus: Berlim (Alemanha), Vilnius (Lituânia), Koper (Eslovénia) e Rybnik (Polónia).