Foi aprovada a prestação de contas da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, referente a 2014, com saldo de conta de gerência de 887 mil e 644,02 euros, numa votação que contou com a abstenção dos vereadores eleitos pelo PSD/PP. Após um ano de muitas realizações, com diversas obras concretizadas, novos serviços criados e inúmeras iniciativas desenvolvidas, este resultado permite ao executivo liderado por Vítor Guerreiro ampliar as rubricas do Orçamento Municipal de 2015, dando continuidade à forte dinâmica de ação autárquica nas mais diversas áreas.
A Assembleia Municipal de dia 23 de abril, em reunião ordinária, contou com a presença do Revisor Oficial de Contas, José Maria Ribeiro da Cunha, em representação de «Amável Calhau, Ribeiro da Cunha & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas», responsável pela audição das contas do município. Na ocasião da avaliação das contas, o Revisor teve a oportunidade de enaltecer os resultados muito positivos após a sua análise, com relevo para o elevado rigor na gestão financeira da Câmara Municipal, sendo posteriormente aprovada pela Assembleia Municipal, por unanimidade, a 2ª Revisão Orçamental de 2015.
A apertada gestão financeira, com elevados níveis de rigor e controle orçamental, o exercício de priorização de investimentos e de oportunidades, a poupança e constante rentabilização de recursos e a aposta na realização de candidaturas a fundos comunitários são a chave para um resultado financeiro que mereceu o enaltecimento do Revisor Oficinal de Contas que desenvolveu trabalho na autarquia. Em comparação com os últimos seis anos, 2014 foi daqueles em que se efetuaram maiores investimentos, pese embora tenha sido um período com menor receita do município, sobretudo de transferências do Estado, e em que a despesa foi também reduzida.
O grande projeto de conclusão da Circular Norte, os investimentos contínuos na melhoria do Parque Escolar, a aposta na renovação urbana com a execução da Praça da República e o culminar do Plano de Reabilitação das Entradas da Vila, a par de uma atenção constante dedicada à área social, com um reforço do investimento no Programa de apoio social de cariz habitacional «Mão Amiga», foram algumas das áreas prioritárias em 2014. Ao longo do ano transato, o executivo municipal dedicou-se a concretizar os objetivos delineados no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano, conseguindo reforçar a competitividade e a sustentabilidade do concelho, concretizar o maior número de projetos definidos e cumprir todas as responsabilidades financeiras, através de um controlo de gastos rigoroso e uma avaliação constante das prioridades de investimento.