O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, iniciou, no dia 24 de abril, um ciclo regular de visitas, centradas na economia local e na valorização dos recursos, posicionando o Município como um interlocutor cooperante, na criação, consolidação e desenvolvimento de atividades que dinamizem a economia e criem emprego. A Área Empresarial de Loulé, onde neste momento estão instaladas cerca de 130 empresas e onde trabalham mais de mil pessoas, foi o foco desta visita.
Nas instalações do NERA, Associação Empresarial da Região do Algarve, foi valorizado quer pelo presidente da Autarquia, quer pelo presidente do NERA, Vítor Neto, a importância do trabalho conjunto de ambas as organizações na dinamização e qualificação da Área Empresarial de Loulé e na melhoria logística para a realização de eventos promocionais, esperando-se, no futuro, o aprofundamento deste trabalho em cooperação. Na sede da AIDA - Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba, Manuel Caetano, da direção daquela entidade, evidenciou o trabalho que esta associação desenvolve em parceria com centros de investigação para que a alfarroba possa ser valorizada através da diversificação das suas utilizações. 
Por seu turno, José Filipe sublinhou a importância do apoio que é dado aos agricultores, na captação de ajudas e no financiamento a projetos. Durante o tempo de vida da AIDA, que apoia e se articula com a AGRUPA, uma cooperativa de produtores, já foram disponibilizados aos agricultores mais de nove milhões de euros, sem contabilizar outros financiamentos que não se processam através da organização.
Esta iniciativa finalizou com uma visita a uma empresa dedicada às energias renováveis, enquanto área económica em desenvolvimento, espaços públicos que importa qualificar e um encontro com a Comissão Permanente dos Empresários da AEL, onde pelos mesmos foi sublinhada a importância desta interação entre o executivo, os serviços e as empresas, de forma a alterar o sentimento de bloqueio que é sentido pelos empresários.