A Câmara Municipal de Lagos aprovou, no dia 20 de maio, as Linhas Orientadoras de Apoio ao Associativismo Cultural 2015 e respetiva minuta de contrato programa a estabelecer com os agentes culturais locais, bem como os subsídios a atribuir este ano, no valor global de 47 mil e 500 euros.
No Município de Lagos, as Associações Culturais e Recreativas constituem-se, em paralelo com a ação municipal, como parceiros fundamentais para o desenvolvimento e valorização da cultura local, realçando-se o trabalho promovido pelos vários agentes culturais na promoção e difusão da cultura nas áreas da música, da dança, do teatro bem como das artes plásticas. Neste sentido, as Linhas Orientadoras têm por principal objeto a fixação das regras relativas à concessão de apoios, pelo Município de Lagos, às Associações Culturais e Recreativas, que desenvolvam a sua atividade no concelho de Lagos e que estejam legalmente constituídas.
A concessão de apoio visa a prossecução dos seguintes objetivos: estimular a produção cultural de qualidade; salvaguardar os traços essenciais da cultura e património locais; apoiar a criação artística e contribuir para a valorização cultural do Município e a dinamização dos equipamentos culturais. Os apoios estão divididos em dois grandes grupos, considerando-se como «apoio financeiro» o que resulta de atribuição de subsídio (apoio monetário) por transferência, e «apoio não financeiro» todos os outros apoios que, embora gerem encargos financeiros (despesa) para o Município, se traduzem em prestação de apoios técnicos e logísticos.
Tendo por base uma informação técnica em que se dava conhecimento da atividade desenvolvida pelos diferentes agentes culturais locais e os diversos tipos de apoio já concedidos pela autarquia, foi aprovada, face ao seu envolvimento dos mesmos na vida cultural do concelho, a atribuição de subsídios no valor global de 47 mil e 500 euros à Academia de Música de Lagos, Associação de Dança de Lagos, Associação do Grupo Coral de Lagos, Associação Cultural e Recreativa Amodantiga, ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere, à Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de maio e à Associação Teatro Experimental de Lagos. Foram igualmente aprovados dois subsídios a outro tipo de agentes: um, pontual, a atribuir à Associação de Guitarra do Algarve (no valor de 2.500 euros), com base na atividade desenvolvida pela Associação desde o ano de 2005 (e considerando a existência de um Núcleo desta Associação a funcionar em Lagos – Barão de S. João) e um outro, de cariz extraordinário, à Delegação de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), no valor de cinco mil euros, pela colaboração prestada por esta entidade a diversos eventos dinamizados e/ ou apoiados pela Câmara Municipal.