Numa reunião de trabalho que decorreu no edifício da Câmara Municipal de Lagoa, uma comitiva da Câmara de Lagoa (Açores) presidida pela nova Presidente, Cristina Calisto Decq Mota, acompanhada da Chefe de Gabinete Maria Odete Cabral e da Adjunta Verónica Almeida, apresentou cumprimentos ao executivo algarvio. Recorde-se que, a 1 de abril, o anterior Presidente, João Ferreira Ponte, renunciou ao cargo para assumir o lugar de Presidente do Conselho de Administração da empresa Atlânticoline, empresa pública responsável pelo transporte marítimo de passageiros e veículos entre as nove ilhas dos Açores.
A Presidente Cristina Mota formalizou o convite – que foi aceite – ao seu congénere Francisco Martins para participar na Festa do Divino Espírito Santo, que este ano decorre na Ribeira Chã, de 4 a 8 de junho, com um vasto programa, de que se destacam as Sopas do Divino Espírito Santo, no domingo, dia 7. Esta iniciativa municipal destina-se a preservar e promover a cultura e as tradições que fazem parte da memória coletiva do povo lagoense e dos açorianos e que contribui para definir a identidade do Concelho e dos Açores naquilo que têm de mais singular.
Neste encontro de apresentação de cumprimentos houve uma troca de impressões políticas e administrativas, tendo sido realçado o bom relacionamento entre os dois Municípios, decorrente do Protocolo de Geminação assinado a 19 de janeiro de 2008 e abordados, informalmente, alguns assuntos relacionados com o funcionamento do poder local, num momento em que os Municípios enfrentam alterações legislativas com impacto na sua gestão.