Os Municípios de Faro e de Nampula, em Moçambique, assinaram um Acordo de Cooperação, no dia 27 de maio, dando seguimento à prossecução dos interesses comuns, relações institucionais, culturais e mesmo económicas que ligam instituições e empresas de ambas as regiões onde se inserem.
Na base do acordo está a importância da existência de um forte espírito e vontade de reforço do relacionamento entre os dois Municípios como uma componente fundamental para a prossecução de iniciativas de cooperação entres ambos. Ao mesmo tempo, procura-se a aproximação e o encontro entre cidadãos dos dois Municípios, designadamente através das suas associações, clubes, escolas, empresários e outras entidades representativas. Há igualmente a consciência de que um maior estreitamento dos seus contactos e iniciativas de trabalho e cooperação poderá valorizar e reforçar as condições de sucesso das diversas iniciativas empresariais e comerciais já hoje em curso em ambos os territórios.
Deste modo, com a assinatura deste acordo fica mais evidente a vontade das duas partes em desenvolver as relações institucionais, políticas, de amizade e de cooperação entre ambos, promovendo-se, por essa via, a amizade e a solidariedade entre os munícipes de Faro e de Nampula. Para o pôr em prática, os dois Municípios irão reforçar os seus laços de cooperação, promovendo novas iniciativas assentes na experiência e bons resultados decorrentes das que têm vindo a ocorrer, mediante a estruturação dos correspondentes planos de ação a desenvolver.
Em concreto, o Município de Faro e o Município de Nampula pretendem o reforço dos intercâmbios sociais, educativos, formativos, económicos, turísticos e culturais, entre outros, envolvendo as suas populações e as diversas organizações, entidades representativas, e empresas, como uma vertente essencial desta cooperação. Querem igualmente dinamizar a troca de experiências e informação regular entre serviços municipais especializados, no desenvolvimento das suas competências técnicas, bem como reforçar o seu interesse e impacto, mediante o envolvimento de outros municípios portugueses na sua programação e execução, nomeadamente através da Associação de Municípios Portugueses «Rede Intermunicipal Cooperação e Desenvolvimento».
A cooperação citada poderá versar todos os domínios considerados de interesse para ambos os territórios, e em relação aos quais estejam reunidas as condições necessárias para a sua concretização, acautelados que serão os recursos envolvidos para a sua concretização. Os objetivos, o financiamento e a responsabilidade de coordenação e execução de projetos de cooperação específicos, serão fixados quando isso se justificar, mediante convénio especial, estabelecido por acordo entre ambas as partes.